PUBLICIDADE
Notícias | Esportes

Varginhense é bronze na Paralimpíada do Rio de Janeiro

Por Da redação | 18/09/2016 - 09:49:04
A varginhense Janaina Petit conquistou o bronze na Paralimpíada do Rio de Janeiro neste sábado (17) com Seleção Brasileira de Vôlei Sentado. Embaladas pela torcida, a equipe brasileira alcançou uma conquista inédita no vôlei sentado: o bronze na Paralimpíada do Rio de Janeiro.
 

Em mais uma partida inspirada de Janaína, o Brasil dominou a Ucrânia, venceu sem sustos por 3 sets a 0 - parciais de 25/12, 25/22 e 25/20. Estados Unidos ficaram com o título após atropelar a China na final.
 
Assim como na primeira fase, o Brasil se mostrou bem superior à Ucrânia, mostrou que entrou de vez para o grupo de potências do vôlei sentado.
 
Os erros da semifinal contra as americanas não se repetiram, e o pódio tão sonhado chegou. E veio principalmente nas mãos de Janaína. Destaque da seleção olímpica juvenil, a ex-jogadora profissional foi a maior pontuadora, com 22 acertos. 
 
- Esse bronze para a gente vale ouro. Entrei como se fosse a última partida da minha vida. Foi melhor do que eu esperava. Foi maravilhoso - disse Janaína.
 
 
– Esse bronze valeu muito mais do que ouro. Momento inesquecível que vai ficar guardado para sempre na memória. Parabéns Jana. Parabéns meninas guerreiras, brasileiras, que não desistem nunca, vocês merecem muito mais, estamos orgulhosos pelo feito inédito que conquistaram, exemplos de superação pra todos nós! – disse no Instagran Ana Carolina Petit, irmã da atleta varginhense.

Sobre a atleta
 
Janaína Petit começou a jogar vôlei com 14 anos, em Varginha, e logo foi convocada para integrar a seleção brasileira infantil e, mais tarde, passou para a categoria juvenil. O talento projetou Janaína e ela foi convidada para representar o Esporte Clube Pinheiros. Aos 17 anos, mudou-se para São Paulo e começou uma nova fase de sua promissora carreira, interrompida por um acidente que comprometeu os movimentos de sua perna.
 
Parecia um dia comum, sem muitas surpresas. Em plenos 18 anos e com uma vontade imensa de conquistar seu espaço no mercado desportivo, Jana, como é carinhosamente chamada pelos amigos, estava a caminho do clube paulista Pinheiros para mais uma manhã de treinos, quando foi atropelada por um ônibus.
 
Foram dois longos meses de internação, várias cirurgias e anos de uma frustração sem fim. Devido ao acidente, ela sofreu grande perda de massa muscular e teve que fazer enxertia quase completa em uma das pernas. Mesmo após o período de recuperação, ela não conseguiu readquirir a resistência suficiente para voltar às quadras do vôlei tradicional efetivamente.
 
- Depois que sofri o acidente, tentei jogar em pé novamente, mas comecei a ter muita ruptura de ligamento. A última, inclusive, foi nos dois joelhos de uma só vez. Por isso resolvi parar de vez – contou Janaina. 
 
Foi então que ela decidiu esquecer o mundo dos esportes e voltou para Varginha. Aqui,  ela estudou, casou-se e começou a trabalhar na área de edificações. Mas quem nasceu com o dom de ser atleta, nunca deixa de ser, independente das limitações. Petit estava prestes a iniciar a faculdade de Engenharia Civil quando, em 2006, começou a ser sondada pela comissão da seleção feminina de vôlei sentado.
 
- Eles iriam disputar o Mundial da Holanda e eu não fazia ideia de como jogava, sempre tive muito resistência, não queria de jeito nenhum. Recusei algumas vezes, falava que queria estudar e nunca mais mexer com vôlei na minha vida – relembrou.
Três anos depois os contatos passaram a ser mais frequentes e foi um representante do clube de Suzano, interior de São Paulo, que a convidou para conhecer o esporte e como era a estrutura. Em um treino sem compromisso, ela ficou por duas semanas, disputou o Brasileiro e nunca mais parou.
 
Janaina permaneceu em Suzano e depois contratada pelo Sesi. Pouco depois, foi convocada pela seleção brasileira, tornou-se capitã do grupo, é considerada uma dos paratletas de maior destaque do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

 

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
PUBLICIDADE
 
Últimas notícias »
Saúde
Economia
Enem
Nesta quinta-feira
+ MAIS NOTÍCIAS »

Home | Notícias | Expediente | Política de Privacidade | Anuncie Aqui

Varginha Online - © 2000-2023


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting