PUBLICIDADE
Notícias | Geral

Varginha recebe etapa do BMX Super Spine 2016 neste final de semana

Por Com assessoria | 23/09/2016 - 13:52:12
Neste final de semana, Varginha recebe a quarta etapa do BMX Super Spine 2016. A cidade é uma das cinco a receber o torneio, que é o maior do gênero na América Latina. A competição, que vai até o domingo (25), começa às 17h, dentro do Via Café Garden Shopping.
 
Uma pista de bike dentro de um shopping pode ser um tanto inusitado, mas é assim que são feitos as competições Indoor de BMX. A pista em formato de “W” é montada dentro de um ambiente fechado. Ainda assim, esse formato abre aos atletas uma gama de possibilidades e manobras diversas. 
 
O BMX Super Spine coloca 40 competidores na disputa um prêmio de R$ 20 mil por etapa, mais R$ 100 mil para o vencedor geral. A competição passou por  Lajes (SC), Juazeiro do Norte (CE) e Juazeiro (BA). A quarta etapa é esta, que acontece em Varginha e a última em Taubaté (SP). O paulista André Jesus venceu as duas primeiras etapas, em Santa Catarina e no Ceará. Na Bahia, quem faturou foi o venezuelano Daniel Dhers. 
 
Representantes do Sul de Minas
 
Dois atletas do Sul de Minas compõem o time de 40 competidores que estarão presentes na quarta etapa do BMX Super Spine Tour, o maior circuito da América Latina de BMX estilo livre, que acontecerá no Via Café Garden Shopping, entre os dias 23 e 25 de setembro.
 
Cauan Madona, de 22 anos, nasceu em Paraisópolis, onde começou a andar de BMX, aos 15 anos. No fim de 2012, começou a se destacar nas competições amadoras do Sudeste e Sul do Brasil. Em 2015, Cauan foi considerado a revelação do BMX nacional, campeão do “Arena Banks 2015”, uma das principais competições do BMX em São Bernardo do Campo (SP) e estreou na categoria profissional na primeira edição do “BMX Super Spine 2015”, em Taubaté (SP), ficando em 4º lugar.
 
Em 2016 o atleta vem colhendo bons resultados. Foi bicampeão do “Arena Banks 2016”, participou de tradicionais competições internacionais como o “Fise”, etapa da Croácia e O´Marrisquiño, em Vigo, Espanha, onde foi o 6º colocado. Ele ainda passou um mês em um dos mais famosos centros de treinamento na Espanha, onde pode desenvolver ainda mais seu repertório de manobras. Agregou no seu “rolê” variações de “back flip” (pirueta para trás) e o “flair” (pirueta para trás com giro de 180 graus).
 
Cauan tem um estilo único de andar de BMX, que mistura técnica e muita criatividade na execução de manobras. A altura de execução das manobras também é uma característica do atleta. Entre suas manobras preferidas, o “can-can”, “360 tobogan” e “no hander”. Atualmente é o 4º colocado na classificação geral do BMX Super Spine 2016.
 
José Carlos Baldoni, mais conhecido como Zezinhu, de 28 anos, nasceu em Santa Rita do Sapucaí e aos 18 anos começou a andar de BMX. Segundo o atleta, na cidade ninguém andava de BMX e, por isso, praticava com amigos de cidades vizinhas na modalidade BMX Racing, que hoje é um esporte olímpico.
 
Depois de dois anos treinando praticamente sozinho, começou a se destacar no Sul de Minas, onde ganhou alguns campeonatos amadores. Já participou de importantes competições na categoria amador como o “Jump Festival 2013”, em que ficou em 10º lugar. Ficou entre os dez primeiros colocados na categoria amadora duas últimas edições do “Arena Banks”. Nos últimos anos tem acumulado destaques nos principais encontros de BMX. A etapa de Varginha do BMX Super Spine Tour 2016 será a sua estreia na categoria profissional. Entre as manobras preferidas, Zezinhu elege “table one no foot”, “no hander” e “turn down”.

BMX Super Spine Tour
 
O BMX Super Spine Tour é composto por cinco etapas, uma rampa com padrões internacionais e mais de 120 mil reais de premiação para os atletas vencedores, um valor que supera muitos dos principais campeonatos que ocorrem pelo mundo. O campeonato possui disputa pelas etapas, sendo que o atleta com melhor desempenho ao longo competição receberá o título do circuito. Ao final de cada etapa também haverá a disputa pela melhor manobra.
 
A modalidade Super Spine é considerada uma das mais técnicas e radicais do BMX e é caracterizada pelo formato da rampa, que parece um “w”. Exige muita habilidade dos atletas, principalmente no obstáculo que fica na parte central da rampa, que é chamado de Spine e tem dois metros de altura – por isso o nome Super Spine. Atualmente é a única rampa móvel no Brasil que atende padrões internacionais dos esportes de ação.
 
O BMX Super Spine Tour é uma realização do Grupo Tenco, referência nacional na administração de shopping centers, em parceria com a Dream BMX, a maior distribuidora de BMX do Brasil. Esta parceria se consolidou em 2015 com o evento piloto do BMX Super Spine Tour, realizado no Via Vale Garden Shopping, em Taubaté, que contou com a participação do venezuelano Daniel Dhers, cinco vezes medalha de ouro nos X-Games. Em 2016, o evento já passou pelas cidades de Lages (SC), Juazeiro do Norte (CE) e Juazeiro (BA). A semifinal acontece em Varginha e, Taubaté (SP), receberá a final. 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

 

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
PUBLICIDADE
 
Últimas notícias »
Fora do normal
No bairro Jardim Orlândia
24 de abril
No Rio de Janeiro
+ MAIS NOTÍCIAS »

Home | Notícias | Expediente | Política de Privacidade | Anuncie Aqui

Varginha Online - © 2000-2023


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting