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Notícias | Covid-19
Fhemig apresenta balanço das práticas de segurança do paciente após um ano de pandemia
Agência Minas | 14/04/2021 - 21:04:16
Foto: Divulgação
(Foto: Divulgação )

Passado mais de um ano desde o início da pandemia do coronavírus, a demanda por leitos está em seu nível máximo e pacientes continuam chegando com quadros graves aos hospitais. Porém, a experiência trazida com o atendimento à doença, treinamentos, elaboração de protocolos e mudanças logísticas e estruturais nas unidades objetivando a ampliação de leitos gerou um grande aprendizado para a área da saúde como um todo.

 
Neste mês, quando é realizada a campanha “Abril pela Segurança do Paciente”, do Ministério da Saúde, a Rede Fhemig faz um balanço de suas ações relativas às práticas realizadas em meio aos esforços voltados para a assistência de pacientes com a covid-19.
 
A Coordenação de Segurança Assistencial da Fhemig, pertencente à Gerência de Diretrizes Assistenciais (CSA / GDA / Dirass), vem atuando desde o início de 2020, conjuntamente com as demais coordenações do setor, na construção e revisões do Protocolo de Diretrizes Assistenciais para enfrentamento à covid-19, que alicerça as ações dos complexos hospitalares da Fundação.
 
Além disso, de acordo com a enfermeira da equipe, Érika Chamon, o setor trabalha em resposta às demandas específicas apresentadas pelas unidades, relacionadas, principalmente, a medidas assistenciais que diminuam o risco infeccioso intra-hospitalar. “Desenvolvemos ações de controle quanto à possível disseminação do vírus SARS-CoV2 dentro do âmbito hospitalar, como a elaboração de diretrizes sobre período e áreas de internação em isolamento nas quais os pacientes em suspeição/diagnóstico da covid-19 permanecerão. Essas iniciativas contribuem muito para o fortalecimento de uma comunicação segura e eficaz, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde”, afirma Érika.
 
Os treinamentos de profissionais, que anteriormente eram realizados presencialmente, ganharam novas possibilidades, a exemplo da divulgação de vídeos educativos relacionados a paramentação e desparamentação, que se tornaram ferramentas importantes para a prevenção da contaminação pelo vírus SARS-CoV2 pelos profissionais da linha de frente e de provável infecção cruzada. Ações para a higienização correta das mãos também vêm sendo reforçadas junto às unidades, bem como outras medidas indispensáveis à qualidade assistencial neste momento pandêmico.
 
Visitas
 
A restrição da presença de doulas e visitantes nas unidades hospitalares foi outra medida de segurança desenvolvida pela CSA durante a pandemia. As orientações foram descritas no Protocolo de Diretrizes Assistenciais para enfrentamento à covid-19, sendo emitidas notas técnicas com as novas recomendações, conforme atualizações disponíveis pela Anvisa, COES e outros órgãos regulamentadores.
 
As visitas em enfermarias estão suspensas desde março de 2020, e a presença de acompanhantes é permitida somente em casos previstos na lei. “Ao seguir as diretrizes propostas, possibilitamos a segurança assistencial dos nossos pacientes, sendo esta estendida aos acompanhantes e servidores em atividade nos complexos de saúde da Fhemig”, completa a enfermeira do Núcleo de Tecnologia e Inteligência em Saúde (NUTIS) da Fhemig, Fabiana Pimenta. 
 
Protocolos habituais foram aprimorados
 
Os protocolos de segurança do paciente (Identificação do Paciente, Prática de Higiene de Mãos, Prevenção de Quedas em Curso e Segurança na Prescrição), implementados nas unidades da Fhemig desde a criação do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), em 2013 - um dos marcos iniciais para o fortalecimento da Segurança do Paciente no Brasil-, vêm passando por inovações com a ajuda da tecnologia.
 
“Hoje, contamos com o uso mais consolidado das ferramentas tecnológicas, para auxiliar nesse processo. Um exemplo é a implementação do sistema eletrônico para notificação de eventos adversos (EA) - complicações indesejadas decorrentes do cuidado prestado aos pacientes -, iniciada neste mês, que facilitará a notificação e a consolidação dos dados referentes a estas ocorrências nas unidades da Fhemig”, ressalta Érika Chamon.
 
Além disso, no próximo semestre será implementado o novo protocolo de Administração de Medicamentos, mais uma contribuição dos Núcleos de Segurança do Paciente da Fundação para a qualificação do cuidado com o usuário, tornando a assistência cada vez mais segura.
 
Engajamento dos servidores
 
O envolvimento dos servidores na busca por melhores práticas de segurança do paciente é fundamental no ganho de resultados. A coordenadora de segurança assistencial da Fundação, Isabella Morais, afirma que organizações com uma cultura de segurança positiva são caracterizadas pela comunicação fundamentada na confiança mútua, pela percepção comum da importância da segurança e confiança na efetividade de medidas preventivas, exemplificada por ações realizadas pelas próprias equipes, tais como a elaboração de vídeos para conscientização dos demais membros do serviço.
 
“Estas equipes das unidades da Fhemig possuem um grau de maturidade denominada de cultura proativa, demonstrada por um número maior de profissionais envolvidos, no sentido de identificar e trabalhar os problemas de segurança, antecipando-se a ocorrência de incidentes e impactando diretamente na melhoria dos processos assistenciais”, explica a profissional.
 

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