PUBLICIDADE

Notícias | Covid-19
Varginha tem feriado e final de semana agitados em vários bairros e, ao todo, 504 novos casos de Covid-19
Iago Almeida / Varginha Online | 07/06/2021 - 12:44:04
Foto: Márcio Borges / Varginha Online
Imagem ilustrativa (Foto: Márcio Borges / Varginha Online)

Varginha viveu um final de semana agitado em vários bairros e viu dados da Covid-19 atingirem números que ainda não haviam sido atingidos desde o início da pandemia. A situação mostra que muitos parecem não se preocuparem com os números, enquanto promovem brigas generalizadas, aglomerações desrespeitosas e irregulares e descumprimento de regras e leis.

Ações foram intensificadas

Desde quarta-feira (02), a Prefeitura de Varginha, segundo foi comunicado na terça-feira (1°), aumentou a fiscalização na cidade, a fim de que os protocolos de segurança contra a Covid-19 fossem cumpridos. Com 30 Policiais Militares de Lavras, um efetivo de mais de 60 agentes da PM, Guarda Civil Municipal, Vigilância Sanitária, setor de Posturas e Vigilância Ambiental, utilizaram drones para intensificar suas ações.

Confusões generalizadas e acidentes

Entretanto, o empenho anunciado pelas forças de segurança e poder publico municipal, mostrou não ter apoio de parte da população, que desrespeitou as ordens sanitárias e promoveu aglomerações, confusões e descumprimentos dos protocolos, em vários pontos da cidade.

Brigas generalizadas foram registradas na noite de sábado (05), no Shopping e na Praça Getúlio Vargas, no Centro. Um homem de 44 anos acabou ferido após ser espancado por adolescentes, quando tentava separar uma das brigas no Shopping, por volta das 18h; ele foi levado ao hospital Bom Pastor. Além disso, outro vídeo mostrou mulheres brigando, com puxões de cabelo, também no estacionamento do shopping.

Dois dos adolescentes foram apreendidos pela Polícia Militar, um de 14 e outro de 16 anos; eles relataram que estavam em um atrito com uma outra turma no local e que a vítima entrou para separar, momento em que segurou um dos menores e a turma se juntou para agredi-lo.

Em nota, o Via Café Garden Shopping informou que "assim que tomou conhecimento do ocorrido, a equipe de segurança conteve a situação. O shopping salienta ainda que de imediato, a Polícia  Militar foi acionada, que agiu apreendendo dois menores. O empreendimento informa também que o homem agredido durante a ação, recebeu os primeiros atendimentos médicos pelos bombeiros civis do shopping e, logo em seguida, se encaminhou para um atendimento especializado em um hospital da cidade, onde fez exames e foi liberado. O centro de convivências segue acompanhando o caso e colaborando com as autoridades locais", afirmou.

Depois, um pouco mais tarde, os mesmos adolescentes foram vistos em uma outra briga que aconteceria no Centro de Varginha. Pelas imagens, é possível que há muita correria e viaturas na Praça Getúlio Vargas, próximo ao Ponto Central de Ônibus. 

Segundo a PM, havia uma grande aglomeração de jovens que estariam realizando algazarras e tumultos no local. "No início da batida, viaturas foram recebidas com pedradas, sendo necessário fazer o uso de força moderada. Diversos indivíduos evadiram das viaturas, sendo que alguns foram abordados, contudo liberados após não constatar nada de ilícito com eles", afirmou a PM.

Dois graves acidentes também foram registrados na noite de sábado (05). Um casal ficou ferido após o carro capotar na Rua Osvaldo Cruz, no Centro, próximo ao bairro Vila Floresta. O motorista estava com sinais de embriaguez e perdeu o controle do veículo.

Uma vizinha contou ao Varginha Online que "os dois ocupantes estavam sem cinto de segurança centro do carro. Quando a gente chegou no carro, eu acho que o cara estava bêbado e a moça estava toda torta, gritando de dor, aí meu pai, meu irmão e o pessoal do Burg Bom socorreu eles. Danificou o imóvel do meu pai e da vizinha aqui", afirmou a vizinha. 

Já na Avenida São José, dois carros se envolveram em uma batida, quase no mesmo horário; ninguém se feriu e a Polícia Militar apreendeu a CNH vencida de um deles

Multas e interdições pela cidade

Ao todo, desde a última quarta-feira (02), quando iniciou uma força tarefa para aumentar a fiscalização na cidade, a Prefeitura Municipal aplicou 27 multas em cidadãos que não estavam usando máscaras em vias públicas (R$100), além de 10 estabelecimentos comerciais interditados e 44 multados por descumprimentos de regras sanitárias.

As principais irregularidades constatadas foram: não utilização de máscaras de proteção, distanciamento inadequado entre mesas e usuários de mesas diferentes e funcionamento de estabelecimentos após o horário permitido.

Aglomerações

Diversas aglomerações também foram registradas pela cidade, sendo a maior delas no bairro Parque Imperial II. Centenas de pessoas estavam no local, soltando pipas, andando de bicicleta, passeando e, também desrespeitando os protocolos de saúde do município.

Segundo a Prefeitura, medidas estão sendo estudadas para acabar com o problema recorrente no bairro. Já a PM afirmou que uma ação em conjunto com a Guarda Civil Municipal e a Vigilância Sanitária do município agiu para dispersar os populares no bairro Parque Imperial II e que as pessoas correram para uma estrada vicinal que liga o local ao bairro Carvalhos.

Além disso, festas residenciais, aglomerações em vias e espaços públicos, como praças, foram denunciadas pela população e apuradas pelas forças de segurança. Segundo a Prefeitura, somente entre sexta e sábado, 56 denúncias foram recebidas pelo Disk Denúncia da Secretaria Municipal de Saúde, além de 23 denúncias recebidas na quinta-feira e 17 na quarta-feira, feriado e véspera de feriado de Corpus Christi, respectivamente. 

504 novos Casos de Covid-19

Juntando os casos desde a última quarta-feira (02) até sábado (05), 504 novos registros foram confirmados pela Secretaria de Saúde em Varginha. A cidade atingiu a marca de 11.414 casos confirmados e 239 óbitos pela doença. Vale ressaltar que não houve casos divulgados neste domingo (06).

No sábado (05), a cidade registrou o maior número de casos em um dia, desde o início da pandemia; foram 195 casos confirmados no dia. Segundo a Prefeitura Municipal, "os casos da planilha são casos acumulados que chegaram de exames realizados nos dias 02, 03, 04 e 05 de junho". 

Além disso, o número de pacientes hospitalizados chegou a 105 também no sábado, segundo maior número desde o início da pandemia na cidade, em março de 2020. Segundo dados do Estado, Varginha tem hoje 90,76% de leitos ocupados; Já em relação aos leitos exclusivos para tratamento da Covid-19, a ocupação atinge 97,50% na cidade. Confira os casos registrados nos últimos dias:

Sábado (01 morte e 195 novos casos; 105 hospitalizados)

Sexta (Nenhuma morte e 46 novos casos; 98 hospitalizados)

Quinta (Nenhuma morte e 112 novos casos; 90 hospitalizados)

Quarta (01 óbito e 151 novos casos; 89 hospitalizados)

Prefeitura pede ajuda da população

Segundo a Prefeitura Municipal, as fiscalizações intensificadas foi uma das ações tomadas pelo prefeito Vérdi Melo, inclusive com apoio das forças de segurança, e que ele pede para que as pessoas cumpram os protocolos sanitários do município. 

"Usem máscaras, evitem aglomerações. Ainda não é o momento certo de sair para as ruas, a gente precisa, neste momento, da colaboração da população, pois a Prefeitura está fazendo de tudo que está ao seu alcance, mas infelizmente ainda têm umas pessoas que acham que a doença passou. O risco existe e a prova disso são os hospitais e a UPA lotados, então o que precisa nesse momento é a compreensão da população", afirmou.

 
Vale ressaltar que, de acordo com o decreto municipal 10.374 /2021, que tem validade até 30 de junho, não é permitida a reunião de pessoas em espaço público ou privado para eventos festivos. Quem quiser denunciar algum fato, pode entrar em contato pelo Disque Denúncia (35) 99107-4735.

 

 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Comente a Notícia!

Home | Notícias | Entretenimento | Promoções | Expediente | Privacidade | Anuncie Aqui |Central do Usuário

Varginha Online - © 2000-2021


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting