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Notícias | Saúde
População reclama das dificuldades para marcar consultas nas Unidades de Saúde de Varginha; secretário de saúde responde questionamentos
Iago Almeida / Varginha Online | 09/06/2021 - 17:35:32
Foto: Recebida por Whatsapp
(Foto: Recebida por Whatsapp)

As Unidades Básicas de Saúde de Varginha estão sendo alvos de duras críticas da população, que apontam dificuldades na marcação de consultas e falta de atendimentos e profissionais. O Varginha Online recebeu diversas reclamações de munícipes pelo whatsapp, que estão tendo que enfrentar filas, inclusive durante a madrugada, para tentar uma vaga.

Enviamos os questionamentos à Secretaria de Saúde de Varginha, que por meio do secretário municipal, Dr. Armando Furtunato, explicou como estão os atendimentos nas UBSs, os planejamentos para melhorias e as ações que estão sendo tomadas para diminuir as filas e aumentar os atendimentos nas unidades básicas de saúde. "Já estamos planejados para visitas in loco em todas as nossas Unidades de Saúde, para conhecer as realidades, ouvir nossos colaboradores e munícipes, para os avanços nas melhorias desejadas", afirmou o secretário. Confira a entrevista completa abaixo.

Reclamações da população

PSF - Vargem

"Onde moramos é muito difícil marcar uma consulta. Antes da pandemia a gente tinha que acordar de madrugada pra enfrentar fila, agora com a pandemia está pior ainda, tem que ligar e elas nunca atendem e quando atendem, não tem nenhuma vaga; ou tenta ou morre, é um descaso muito grande", afirmou a moradora do bairro Sagrado Coração.

UBS Jardim Colonial

"Sou paciente na UBS colonial, nos dias de marcação é impossível falar, e quando consegue não tem vaga mais. Sem contar que, quando o médico sai de férias, não colocam outro no lugar", afirmou uma moradora do bairro São Sebastião.

UBS Fátima

"Ultimamente está difícil as vagas nas unidades de saúde. Há umas 4 semanas estou tentando marcar uma consulta pra pegar encaminhamento pro neurologista e as vagas são poucas. Mas ontem uma atendente me disse pra estar indo na própria unidade na segunda-feira pra poder marcar, pois até então as consultas estão sendo agendadas através do WhatsApp", disse a moradora do bairro Jardim Orlândia.

"Olha, até pouco tempo atrás estávamos conseguindo marcar consulta de maneira mais fácil. Mas sobrecarregaram o PSF do bairro de Fátima colocando os bairros Mariela, Parque das Américas, Porto Real, etc, para consultarem na mesma unidade. Mais uma coisa, já era para ter uma policlínica do bairro há muito tempo. Nasci aqui nesse bairro e sendo ele um dos mais antigos merecia essa atenção. E também acho que os bairros situados onde se encontram o Mariela, Bouganville, BH, Porto Real e outros também teriam que ter seu próprio posto de saúde para concentrar esses bairros. Porque agora estamos sendo prejudicados pela sobrecarga do nosso PSF, as meninas que trabalham lá são ótimas e o Doutor Diego excelente; todos são ótimos e educados. Cumprem com destreza suas obrigações", afirmou outra moradora do bairro de Fátima.

UBS Bela vista

"Minha mãe mesmo, várias e várias vezes, tentou (marcar consulta) por telefone, foi na UBS, e nada; ela tem diabetes, problemas de pressão, enfim, e piorou agora por conta do covid, aí que não marcam mesmo, tudo é desculpa. Acho que também falta uma atenção para pessoas que como eu, teve convid; eu não precisei ser internada, mas tive sintomas que me deixaram de cama e fiquei com algumas sequelas que, em minha opinião, deveríamos passar em médicos pós-covid para fazer exames, enfim, para poder ver o que se pode fazer para amenizar estas sequelas", afirmou uma moradora do bairro Bom Pastor.

Policlínica Eldorado

"Já tem bem tempo que estou nesta peleja para meu filho retornar e não consigo; a gente quer marcar pra gente também e não consigo. Não tem médico, não tem nada e as mulheres ainda com uma falta de educação, pelo amor de Deus", afirmou uma moradora do bairro Imaculada.

Policlínica do Pinheiros - Girassol

"Para marcar consulta com determinados médicos é fácil. A dificuldade para marcar é com os especialistas e os exames também. Eu estou na fila de espera para fazer um exame que já vai fazer um ano no mês que vem", afirmou uma moradora do bairro São Geraldo.

O que diz a Secretaria Municipal de Saúde?

Em resposta aos nossos questionamentos, o secretário de saúde de Varginha, Dr. Armando Fortunato Filho, explicou que ele e sua equipe visitarão as unidades de saúde do município, para ouvir os profissionais e munícipes e buscar melhorias nas UBSs. O secretário explicou ainda a situação da UBS do bairro Vila Barcelona, afirmando que "com um maior número de especialidades ofertadas diariamente, de fato, o fluxo diário, cria-se longa fila, todavia, são atendimentos que estão devidamente agendados para o atendimento na data", afirmou. Confira a entrevista completa abaixo: 

Como estão os atendimentos nas UBSs?

R- Vem transcorrendo normalmente, apesar das dificuldades e limitações encontradas nesta pandemia, decorrentes inclusive, pelas faltas de alguns servidores que testaram positivos para covid-19.

Todavia, estamos buscando melhorias permanentes, levando em consideração o momento de pandemia que todos estão enfrentando, o que afeta consideravelmente a assistência médica de qualidade que desejamos e devemos prestar aos usuários do SUS.

Quais especialidades estão sendo atendidas?

R- Clínico geral / Ginecologia / Pediatria / Odontologia / Fonoaudiologia / Nutrição / Psicologia / Atendimento de Enfermagem / Atendimento Farmacêutico.

Os controles de diabetes e pressão alta estão sendo marcados?

R- O controle que antes era feito pelo Técnico de Enfermagem, foi substituído pela consulta com Clínico geral, ou Médico da Família, seguindo os seguintes critérios:

- HIPERTENSÃO: Consulta anual, ou a critério Médico, com disponibilização de exames e trocas de receitas.

- DIABETES: Consulta semestral ou a critério Médico, com disponibilização de exames e trocas de receitas.

OBS: Aferição de PA (Pressão arterial), Glicemia capilar, são procedimentos realizados em demanda espontânea, cujos atendimentos são livres em todas as nossas Unidades de Saúde.

Como funcionam as marcações das consultas e dos controles? Quais dias e horários?

R- As consultas são agendadas por telefone ou presencial. Quanto aos dias e horários, cada unidade define conforme sua rotina.

Em relação à UBS da Vila Barcelona; Neste caso específico, esclarecemos que, em apuração perante à equipe, constatou-se que às filas se formam por volta das 05h30. Ainda, salientamos que, nesta UBS (Barcelona), com um maior número de especialidades ofertadas diariamente (Farmácia, Odontologia, Fonoaudiologia, Nutrição, Psicologia, Pediatria, Ginecologia, Clínico Geral, e Atendimento de enformagem), de fato, o fluxo diário, cria-se longa fila, todavia, são atendimentos que estão devidamente agendados para o atendimento na data. Está sendo estudado junto às equipes novas formas para agendamentos visando melhorias nos atendimentos e na próxima semana esta UBS receberá nossa visita para avaliar presencialmente as dificuldades apresentadas para busca das soluções.

Quais os próximos passos, agora que está assumindo à Secretaria de Saúde. Algum planejamento ou ideias?

R- Conforme já divulgado nestes primeiros momentos, estamos assumindo à Gestão da Secretaria, com o objetivo de agregar forças e nossas experiências, visando manter o que já vem sendo ofertado com qualidade, e buscar todas as melhorias que forem possíveis e necessárias. Para tal, já estamos planejados para visitas in loco em todas as nossas Unidades de Saúde, para conhecer as realidades, ouvir nossos colaboradores e munícipes, para os avanços nas melhorias desejadas, como: melhorias em estruturas físicas, ampliação e/ou redistribuição no quadro de profissionais ( Médicos, enfermeiros, técnicos, entre outros ), para de fato, ofertarmos da melhor forma possível à assistência e os acolhimentos em nossa Rede de Saúde pública.

Indicação na Câmara

Na última sessão ordinária da Câmara, o vereador Cabo Valério apresentou uma indicação voltada à saúde, solicitando a implantação de Telemedicina nas unidades básicas de saúde – UBS, como forma de aliviar o atendimento.

“Com a Telemedicina a população poderá realizar consultas à distância, nos casos em que seja possível tal modalidade. Ela pode, ainda, monitorar as condições de saúde do indivíduo de forma remota e intervir quando detectar que algo está errado, antes de ser muito tarde”, explicou o vereador em sua justificativa.

Ainda de acordo com o parlamentar, a telemedicina viabilizará muitos atendimentos, inclusive melhorando o custo das consultas para o município. “A telemedicina tem o grande potencial de melhorar o atendimento em saúde, pois facilita os processos ao colocar maior número de pessoas em contato com a saúde de forma online e bem estruturada, conectadas a profissionais capacitados para esse tipo de assistência”, finalizou.

 

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