PUBLICIDADE
Notícias | Cidades

Após estudos e incertezas, presidente Jair Bolsonaro anuncia que ESA será transferida para Pernambuco

Por Iago Almeida | 22/10/2021 - 14:07:32
(Foto: Escola de Sargento das Armas/Divulgação)

O presidente Jair Bolsonaro comunicou, por meio de uma live no Facebook, que o Alto Comando do Exército decidiu, por critérios técnicos, que a futura Escola de Formação de Sargentos (ESA) será em Recife, no estado de Pernambuco. Atualmente a ESA é sediada em Três Corações, no Sul de Minas Gerais.

De acordo com o anúncio nas redes sociais, o Comandante do Exército e o Presidente da República estão de acordo com a decisão. Trata-se de um investimento de mais de R$ 1,5 bilhão, com 2,4 mil oportunidades para os jovens. O novo empreendimento vai gerar um novo eixo de desenvolvimento na área de Abreu e Lima e São Lourenço da Mata.

"Eu fiz todo o estudo. Apresentei tudo das três localidades que estavam na disputa. Todos os aspectos, os pontos mais fortes e algumas vulnerabilidades de cada local, mas todos eles lógico que tinham condições de receber a nova escola. Agora, eu não tenho como dizer o que se passou no Alto Comando do Exército e no comandante para a escolha dele. Até porque não me foi dito a razão. Ele avaliou todos os aspectos técnicos e eu acho que, para ele, por algum motivo pesou mais a questão de Recife", o general de divisão da reserva do Exército Brasileiro, Joarez Alves Pereira Junior, que realizou as visitas técnicas às três cidades que competiam pela ESA.

Entramos em contato com a ESA (Três Corações), mas não fomos atendidos.

Santa Maria e Ponta Grossa ficam para trás

Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e Ponta Grossa, no Paraná, estavam na disputa para sediar a ESA, entretanto, pesou o fato das duas cidades não disporem de voos regulares para o centro do país.

- Alto Comando do Exército Brasileiro decidiu, por critério técnicos, que a futura Escola de Formação de Sargentos será em Recife/PE. - O Comandante do Exército e Presidente da República estão de acordo com a decisão.

Publicado por Jair Messias Bolsonaro em Quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Por isso, o fato de Recife ser uma capital gera vantagens em diversos aspectos segundo o Exército, entre eles o de acesso. A cidade litorânea tem maior facilidade de acesso aéreo. O Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes tem voos para as principais cidades do país, o que será uma vantagem para os alunos da Escola de Sargentos, que virão de todos os quatro cantos do país.

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom (PSDB), não escondeu sua insatisfação pela derrota de Santa Maria nessa disputa, que se estendeu por dois anos. Para o chefe do Executivo, o Coração do Rio Grande era a cidade mais bem preparada entre as três concorrentes - Ponta Grossa, no Paraná, também brigava para receber o investimento de R$ 1,2 bilhão do Exército Brasileiro.

"Óbvio que a gente respeita a decisão do comando do Exército, mas discordo. Santa Maria está tecnicamente preparada em todos os requisitos. Fico muito triste, porque havia uma cidade inteira gritando e alto e bom tom que a gente queria a Escola de Sargentos", afirmou.

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

 

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
PUBLICIDADE
 
Últimas notícias »
Abre e fecha
Oportunidade de emprego
40º Encontro Nacional
Destaque
+ MAIS NOTÍCIAS »

Home | Notícias | Expediente | Política de Privacidade | Anuncie Aqui

Varginha Online - © 2000-2023


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting