PUBLICIDADE
Notícias | Minas

Congado será transformado em Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais

Por Com assessoria | 26/10/2021 - 16:40:42
(Foto: Divulgação Secult)

Secretário de Estado de Cultura e Turismo anunciou a novidade em Timóteo, cidade que realizou neste domingo a Festa do Rosário

Uma das celebrações religiosas mais tradicionais mineiras, a Festa do Rosário, com Missa Conga em honra à Nossa Senhora do Rosário e Encontro da Guarda, foi realizada em Timóteo, no Vale do Aço. É um dos primeiros encontros de Minas Gerais neste momento de retorno de atividades. O secretário de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Leônidas Oliveira, esteve no evento, onde foi anunciado que o Congado será transformado em patrimônio cultural e imaterial mineiro.
A presença em Timóteo faz parte do projeto Secult no Município, que integra as ações do Descentra Cultura, programa estruturante da Secult-MG que municipaliza as ações e que tem uma de suas linhas levar recursos às comunidades tradicionais e à cultura popular. Além de participar da celebração, o secretário Leônidas também conversou com o prefeito Douglas Willkys sobre as demandas e potencialidades do Turismo e da Cultura na região.
Leônidas Oliveira enfatizou que a celebração é o primeiro encontro de congado em Minas Gerais, de forma presencial, nesse momento de retomada das atividades.
“Tenho um carinho, respeito, devoção e afeto grande, pela Nossa Senhora do Rosário. Temos o Descentra Cultura, que está na Assembleia, e vai permitir que os congadeiros e congadeiras, povo das comunidades tradicionais, possam acessar os recursos sem fazer projetos. Apenas com o credenciamento, pois o reinado, ele é o projeto. As pessoas são o projeto vivo, então é a manutenção da cultura. Nosso objetivo na Secult é de descentralização e levar aos municípios essa cultura viva, que mantém vivas as nossas tradições, nossa mineiridade, que vem de encontro a uma coisa maior no estado, que é proporcionar a coesão social. Os grupos do reinado, do congo, tem uma função importante de coesão social”, afirmou o secretário.
Já o prefeito Douglas Willkys disse a importância do retorno das atividades culturais da cidade e também no próprio estado de Minas, por meio do movimento do congado. Ele também destacou projetos futuros para Timóteo.
“O secretário visitou alguns pontos culturais, também conversamos sobre algumas alternativas para o fomento da cultura na cidade. Foi a primeira visita em nossa cidade de um secretário de estado nessa área e estamos confiantes com essa parceria, que vamos avançar muito. Nossa cidade já temos vários patrimônios disponibilizados para a população e, recentemente, demos início ao processo de tombamento do Forno Hoffman, que o secretário teve a oportunidade de conhecer e ver a imponência desse bem cultural, e se colocou à disposiçãocon para nos ajudar, tanto no restauro quanto na preservação dele”, pontuou.
Durante a reunião, a equipe da Secult também apresentou os Programas Reviva Turismo e Descentra Cultura Minas Gerais.

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

 

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
PUBLICIDADE
 
Últimas notícias »
Oportunidade de emprego
40º Encontro Nacional
Destaque
Cinco nomes já foram confirmados
+ MAIS NOTÍCIAS »

Home | Notícias | Expediente | Política de Privacidade | Anuncie Aqui

Varginha Online - © 2000-2023


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting