PUBLICIDADE
Notícias | Cidades

Varginha está entre as 6 melhores cidades de Minas Gerais no Ranking de Competitividade dos Municípios

Por Da redação | 01/12/2021 - 17:57:19
(Foto: Asscom Prefeitura)
Varginha avançou no Ranking de Competitividade dos Municípios, pesquisa realizada desde o ano passado pelo Centro de Liderança Pública. Nesta edição foram analisados 411 municípios com população acima de 80 mil habitantes. Em relação à edição anterior do estudo, seis novos municípios foram integrados ao levantamento, sendo dois da região do Sul de Minas, Alfenas e Três Corações.
Nesta segunda edição do Ranking de Competitividade dos Municípios, todas as cidades foram avaliadas a partir de 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos e 3 dimensões consideradas fundamentais para a promoção da competitividade e melhoria da gestão pública dos municípios brasileiros.
Os pilares são divididos em: Sustentabilidade Fiscal, Funcionamento da Máquina Pública, Meio Ambiente, Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento, Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.
Varginha aparece na 6º posição entre os melhores municípios de Minas Gerais em 2021. Na região Sudeste, Varginha que antes ocupava a posição 51ª, agora está na 44ª.
Na dimensão institucional, que analisa o nível de competitividade do ponto de vista da capacidade de uma região em criar as bases do desenvolvimento, seja do ponto de vista regulatório, do funcionamento eficiente da máquina pública, da boa gestão fiscal ou pela presença ativa da sociedade civil, Varginha ocupava a 32ª posição e avançou para a 27ª.
Já na dimensão sociedade, Varginha avançou da 105ª posição para a 82ª, quesito que “analisa o nível de competitividade focando-se na capacidade de uma região em fornecer à população local condições básicas para o bem-estar e a qualidade de vida.
Neste estudo foi abordado na ótica social os temas de saúde, educação, segurança, saneamento e meio ambiente. Por fim, a dimensão economia analisa o nível de competitividade olhando-se a capacidade de uma região em produzir bens e serviços, gerar emprego e renda, possuir uma economia inovadora e dinâmica, com bom ambiente de negócio, com infraestrutura básica para o desenvolvimento e uma mão de obra qualificada”, segundo a pesquisa.
Para o secretário municipal de Governo de Varginha, Honorinho Ottoni, a pesquisa reflete a eficiente gestão da Prefeitura. “Ano passado, Vérdi Melo assumiu a Prefeitura no início da pandemia e demonstrou pulso firme nas tomadas de decisão sempre se preocupando em administrar Varginha visando diminuir o impacto negativo na economia, mas zelando por todos os setores, principalmente o da saúde, que merecia intensa dedicação àquela época e agora podemos comprovar que as decisões foram corretas, pois o município avançou em vários segmentos conforme prova essa pesquisa”, disse o secretário.
Ao analisar o resultado da pesquisa, o secretário municipal da Fazenda, Wadson Camargo pontuou que “ainda há muito o que se fazer, mas que toda a equipe está empenhada e trabalhando em várias frentes para colocar Varginha na vanguarda deste ranking, pois Varginha é um município que reúne todos os predicados para estar à frente sendo que o resultado deste importante estudo já evidencia que os esforços de toda a Administração Municipal já demonstram que estamos no caminho certo”.
Já o prefeito Vérdi Melo afirma que “o trabalho da Administração Pública é contínuo em busca de aperfeiçoamento e é neste sentido que nosso time de secretários e servidores está empenhado, sendo de todos o mérito da melhoria nesse Ranking de Competitividade dos Municípios, cujo resultado poderá nos nortear a aprimorarmos cada vez mais na busca de uma cidade cada vez melhor”.
Para acessar o estudo completo, clique aqui.

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

 

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
PUBLICIDADE
 
Últimas notícias »
Vetou!
No Bom Pastor
Preço abusivo
Em frente ao Theatro Capitólio
+ MAIS NOTÍCIAS »

Home | Notícias | Expediente | Política de Privacidade | Anuncie Aqui

Varginha Online - © 2000-2023


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting