No último domingo (05/12), a Associação Cultural Nikkey de Varginha realizou a 2ª edição do Festival do Japão do Sul de Minas, em Varginha. Com o objetivo de encerrar as atividades de 2021, a edição Bonenkai (encontro para esquecer o ano), foi uma confraternização para despedir dos acontecimentos agradáveis e desagradáveis que aconteceram no decorrer deste ano.
O presidente da Associação Cultural Nikkey, Nelson Kenson Takamine, afirmou que esta edição superou todas as expectativas. “Devido à pandemia, acabamos limitando a participação do público e fizemos um evento menor, mas todos que estiveram presentes gostaram muito, pois são apresentações diferentes do dia a dia de Varginha. O objetivo foi atendido! Trouxemos um pouco da cultura japonesa para a nossa cidade”, afirmou.
De acordo com um dos organizadores do festival e presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Varginha (SEHAV) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), André Yuki, a equipe organizadora fez diversos esforços para que o evento fosse realizado na Praça do ET. “Pelo momento que passamos devido à pandemia do Covid-19, infelizmente isso não pôde ocorrer, mas em janeiro vamos nos reunir novamente para tornar possível a terceira edição em junho de 2022”, explicou.
Segundo o líder do Ryuk Koku Matsuri Daiko, Everton Arashiro, essa foi a primeira apresentação presencial com público do grupo desde o início da pandemia. "É muito bom poder voltar à Varginha, pois para nós é um sentimento de esperança de que tudo volte ao normal. Viemos com uma equipe mais experiente e reduzida, mas já deu para fazer uma apresentação mais parecida com o que fazíamos antes", disse.
Para o coordenador do grupo Shinkyo Daiko-Taiko, Nilton Miyamura, o festival foi maravilhoso e contou com um público bastante interativo. "Todos os presentes reagiram bem com a cultura oriental e o nosso grupo tem essa finalidade de trazer a nossa cultura para todas as populações, independe da sua descendência", explicou.
Estiveram presentes o prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo e seu vice, Leonardo Ciacci, a presidente da Câmara de Vereadores, Zilda Silva, o secretário municipal de Administração, Sergio Kuroki Takeishi, o vereador Joãozinho Enfermeiro, além dos membros da Associação Cultural Nikkey e demais varginhenses.
O prefeito Vérdi Lúcio Melo mais uma vez ficou encantado com o resultado de um trabalho em conjunto. “O festival demonstrou o que todo mundo sabe, que a Associação Nikkey é organizada, dedicada e um grupo muito unido, que sempre promove eventos que despertam o olhar de todos, marcando a presença da comunidade japonesa n nossa cidade. Esse tipo de festival só vem reforçar o papel da organização no desenvolvimento de Varginha. Estão todos de parabéns mais uma vez! Contem sempre com a prefeitura”, parabenizou.
O vice-prefeito, Leonardo Ciacci, agradeceu aos organizadores do evento por promoverem essa troca de riquezas culturais. “Estamos felizes com a volta dos eventos presenciais e esperamos que melhore ainda mais para no próximo ano abrir esse festival incrível para toda a população”, ressaltou.
O vereador Joãozinho Enfermeiro parabenizou a associação por tudo o que ela faz no município. “Só temos que agradecer aos organizadores. Que eles continuem firme nessa associação principalmente pelo trabalho filantrópico que é prestado para a nossa comunidade. As apresentações estavam belas e vimos a determinação de cada um de seus componentes”, finalizou.
As cantoras e apresentadoras Isa Toyota e Paula Hirama, que vieram à Varginha pela primeira vez, gratificaram a recepção do público, que foi bastante caloroso. "Fomos muito bem recebidas e adoramos essa energia. Muito obrigada a todos os presentes", agradeceram.
Ainda durante o evento, a Associação Nikkey homenageou Eva Lúcia Osti Nishiyama e Roberto Massahico Nishiyama, que faleceram em decorrência ao Covid-19. Segundo André Yuki, além das passagens das causas voluntárias em ajudar diversas entidades, os dois ajudaram a manter vivo as tradições japonesas através da cultura.
Os filhos do casal, Gisele, Karina e Everton receberam flores e uma placa de agradecimento pela amizade, história de companheirismo e trabalhos de Eva e Roberto dedicados à associação. Para Gisele Nishiyama, “foi um momento especial dedicado aos nossos pais que se dedicaram à ACNV. Muito gratificante saber que fizeram a diferença não só pelos serviços voluntários prestados, mas na vida de cada um que conviveram. Deixaram um legado de amor e doação”.
Por Ana Luísa Alves / Assessora de Imprensa da Abrasel Sul de Minas
Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.
Varginha Online - © 2000-2023