PUBLICIDADE
Notícias | Entretenimento
2ª edição do Festival do Japão celebra o Bonenkai e reúne gastronomia, oficinas e apresentações musicais em Varginha
Por Com assessoria | 06/12/2021 - 18:49
Ryuk Koku Matsuri Daiko de São Paulo (SP) (Foto: Márcio Borges / Varginha Online)
PUBLICIDADE

No último domingo (05/12), a Associação Cultural Nikkey de Varginha realizou a 2ª edição do Festival do Japão do Sul de Minas, em Varginha. Com o objetivo de encerrar as atividades de 2021, a edição Bonenkai (encontro para esquecer o ano), foi uma confraternização para despedir dos acontecimentos agradáveis e desagradáveis que aconteceram no decorrer deste ano.


Membros da diretoria da Associação Cultural Nikkey. Foto: Márcio Borges
O evento cultural contou com apresentações musicais das cantoras Isa Toyota e Paula Hirama e dos irmãos Kanamori, Felipe e Diego, shows de Taiko (variedades de instrumentos japoneses de percussão), com os grupos Ryuk Koku Matsuri Daiko de São Paulo (SP) e Shinkyo Daiko-Taiko de São Caetano do Sul (SP), além da tradicional oficina de Origami (arte de dobradura de papel) ministrada por Luciene Hissae Hatada e oficina de gastronomia com o Chef André Yuki, onde foi falado sobre o preparo de alguns dos tradicionais pratos da culinária japonesa.
Além das oficinas e apresentações culturais, membros da Associação Nikkey, preparam pratos deliciosos como o yakissoba, guioza, tofu e sunomo, que foram degustados gratuitamente pelos convidados.

Foto: Cinthia Silva

O presidente da Associação Cultural Nikkey, Nelson Kenson Takamine, afirmou que esta edição superou todas as expectativas. “Devido à pandemia, acabamos limitando a participação do público e fizemos um evento menor, mas todos que estiveram presentes gostaram muito, pois são apresentações diferentes do dia a dia de Varginha. O objetivo foi atendido! Trouxemos um pouco da cultura japonesa para a nossa cidade”, afirmou.

De acordo com um dos organizadores do festival e presidente do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Varginha (SEHAV) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), André Yuki, a equipe organizadora fez diversos esforços para que o evento fosse realizado na Praça do ET. “Pelo momento que passamos devido à pandemia do Covid-19, infelizmente isso não pôde ocorrer, mas em janeiro vamos nos reunir novamente para tornar possível a terceira edição em junho de 2022”, explicou.

Segundo o líder do Ryuk Koku Matsuri Daiko, Everton Arashiro, essa foi a primeira apresentação presencial com público do grupo desde o início da pandemia. "É muito bom poder voltar à Varginha, pois para nós é um sentimento de esperança de que tudo volte ao normal. Viemos com uma equipe mais experiente e reduzida, mas já deu para fazer uma apresentação mais parecida com o que fazíamos antes", disse.


Foto: Cinthia Silva

Para o coordenador do grupo Shinkyo Daiko-Taiko, Nilton Miyamura, o festival foi maravilhoso e contou com um público bastante interativo. "Todos os presentes reagiram bem com a cultura oriental e o nosso grupo tem essa finalidade de trazer a nossa cultura para todas as populações, independe da sua descendência", explicou.


Foto: Cinthia Silva

Estiveram presentes o prefeito de Varginha, Vérdi Lúcio Melo e seu vice, Leonardo Ciacci, a presidente da Câmara de Vereadores, Zilda Silva, o secretário municipal de Administração, Sergio Kuroki Takeishi, o vereador Joãozinho Enfermeiro, além dos membros da Associação Cultural Nikkey e demais varginhenses.

O prefeito Vérdi Lúcio Melo mais uma vez ficou encantado com o resultado de um trabalho em conjunto. “O festival demonstrou o que todo mundo sabe, que a Associação Nikkey é organizada, dedicada e um grupo muito unido, que sempre promove eventos que despertam o olhar de todos, marcando a presença da comunidade japonesa n nossa cidade. Esse tipo de festival só vem reforçar o papel da organização no desenvolvimento de Varginha. Estão todos de parabéns mais uma vez! Contem sempre com a prefeitura”, parabenizou.

O vice-prefeito, Leonardo Ciacci, agradeceu aos organizadores do evento por promoverem essa troca de riquezas culturais. “Estamos felizes com a volta dos eventos presenciais e esperamos que melhore ainda mais para no próximo ano abrir esse festival incrível para toda a população”, ressaltou.

O vereador Joãozinho Enfermeiro parabenizou a associação por tudo o que ela faz no município. “Só temos que agradecer aos organizadores. Que eles continuem firme nessa associação principalmente pelo trabalho filantrópico que é prestado para a nossa comunidade. As apresentações estavam belas e vimos a determinação de cada um de seus componentes”, finalizou.


Foto: Márcio Borges

As cantoras e apresentadoras Isa Toyota e Paula Hirama, que vieram à Varginha pela primeira vez, gratificaram a recepção do público, que foi bastante caloroso. "Fomos muito bem recebidas e adoramos essa energia. Muito obrigada a todos os presentes", agradeceram.

Homenagem Eva e Roberto Nishiyama

Ainda durante o evento, a Associação Nikkey homenageou Eva Lúcia Osti Nishiyama e Roberto Massahico Nishiyama, que faleceram em decorrência ao Covid-19. Segundo André Yuki, além das passagens das causas voluntárias em ajudar diversas entidades, os dois ajudaram a manter vivo as tradições japonesas através da cultura.


Foto: Márcio Borges

Os filhos do casal, Gisele, Karina e Everton receberam flores e uma placa de agradecimento pela amizade, história de companheirismo e trabalhos de Eva e Roberto dedicados à associação. Para Gisele Nishiyama, “foi um momento especial dedicado aos nossos pais que se dedicaram à ACNV. Muito gratificante saber que fizeram a diferença não só pelos serviços voluntários prestados, mas na vida de cada um que conviveram. Deixaram um legado de amor e doação”.

Por Ana Luísa Alves / Assessora de Imprensa da Abrasel Sul de Minas

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

 

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Comente a Notícia!
 
PUBLICIDADE
 
Últimas notícias »
Há 10 minutos
Hospital Regional do Sul de Minas está com vaga para Auxiliar de Compras, em Varginha
Há 14 minutos
Primeiro Encontro Mulheres na Política será realizado na Câmara Municipal de Varginha
Há 43 minutos
Projeto realiza conscientização de jovens de 16 e 17 anos para doação de sangue ao Hospital Bom Pastor, em Varginha
Há 2 horas
Mutirão da Dengue em Varginha recolheu 6 caminhões de lixo no bairro Corcetti
Há 2 horas
PRF apreende cerca de 100Kg de maconha na BR-381
Há 3 horas
Pré-candidato a deputado estadual Honorinho concede entrevista exclusiva ao Varginha Online
+ MAIS NOTÍCIAS »
PUBLICIDADE

Home | Notícias | Expediente | Política de Privacidade | Anuncie Aqui

Varginha Online - © 2000-2022


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting