PUBLICIDADE
Notícias | Geral
Autores de Varginha lançam livro sobre Immanuel Kant
Por Com assessoria | 06/12/2021 - 22:14
Os autores Paulo César de Oliveira e Lucas Magalhães Costa (Foto: Divulgação)
PUBLICIDADE

Obra utiliza linguagem simples e didática para facilitar a compreensão sobre o pensador

Immanuel Kant (1724 – 1804) não é apenas um dos nomes mais lembrados da Filosofia de todos os tempos e épocas. Suas obras invadiram territórios do pensamento que ainda não haviam sido removidos pela reflexão. E é diante dos cenários desta aventura do pensamento que “Um Caminho para Kant” explora esse universo de maneira fácil de entender. Os autores  procuraram dentro da pesquisa histórica e da elaboração filosófica traçar um perfil daquele que foi considerado um divisor de águas do pensamento ocidental. 

O livro foi dividido em duas partes, a primeira é uma pesquisa histórica que numa narrativa próxima do jornalismo traz episódios capazes de trazer o famoso filósofo para bem perto do leitor. Lucas Magalhães Costa, jornalista e historiador, é o autor da etapa inicial e com êxito mostra um Kant humanizado desenhado pelos relatos engraçados, dramáticos e cheios de humanidade de Thomas de Quincey. O inglês acompanhou os últimos 15 anos do famoso professor que nasceu na já extinta e germânica Prússia. 

Segundo os autores, a obra é de leitura fácil uma vez que tanto o levantamento histórico quanto a síntese filosófica foram expressas de maneira que qualquer leitor possa entender um pouco sobre Kant, considerado um dos mais elevados pensadores da história da Filosofia. “Mesmo quem nunca leu Kant vai conseguir entender razoavelmente bem tanto sobre sua vida e seu contexto histórico como seu pensamento” ressaltou Lucas Magalhães. 

Como autor e obra são inseparáveis ao se falar de Kant, a segunda parte traz a síntese do pensamento kantiano de forma simples, com palavras de fácil entendimento. Assim, os capítulos prometem fazer do leitor um conhecedor definitivo da essência do pensamento que revolucionou o Iluminismo do século XVIII.

 Ainda segundo os autores, não é tão difícil entender Kant; e que seu pensamento apesar de profundo pode ser assimilado e aplicado em qualquer tempo e lugar. Paulo César de Oliveira, professor e pesquisador em filosofia, trata o pensamento kantiano com didática suficiente para fazer qualquer leitor iniciante compreender sobre um dos mais importantes e profundos alicerces do pensamento ocidental desde o Iluminismo. 

É dessa forma que História e Filosofia se unem para indicar que o caminho de Kant é o da celebração da razão e da maravilha que é a capacidade de pensar criticamente. 

O catálogo do livro está disponível no site da Editora Dialética.

Autores 

Paulo César de Oliveira é doutor em filosofia e leciona a disciplina na Universidade Federal de Alfenas. Lucas Magalhães Costa é repórter na EPTV Sul de Minas, além de graduado em História com mestrado na mesma área pela Unifal-MG.

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

 

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Comente a Notícia!
 
PUBLICIDADE
 
Últimas notícias »
Há 11 minutos
Confira a previsão do tempo desta quarta-feira (29/06) em Varginha
Há 15 minutos
Empresários do Sul de Minas continuam otimistas com os negócios
Há 35 minutos
O sucesso dos jogos de casino online no mundo inteiro
Há 57 minutos
Minas supera marca de 514 mil postos de trabalho com carteira assinada
Há 1 horas
Mega-Sena acumula e próximo concurso deve pagar R$ 37 milhões
Há 1 horas
Vila Pet, tudo que você precisa para seu melhor amigo
+ MAIS NOTÍCIAS »
PUBLICIDADE

Home | Notícias | Expediente | Política de Privacidade | Anuncie Aqui

Varginha Online - © 2000-2022


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting