As charretes de tração animal de Poços de Caldas serão substituídas por carruagens elétricas. O projeto em desenvolvimento para realizar esta mudança deverá ser executado até outubro de 2022. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (06), pelo prefeito Sérgio Azevedo durante coletiva à imprensa.
“Até o dia 04 de outubro de 2022 todas as charretes de tração animal não poderão mais operar no município. Será um projeto bastante ambicioso com carruagens elétricas e que têm vários objetivos: Mobilidade Elétrica, Turismo, proteção aos animais e também a valorização ao contexto histórico da cidade, referenciando a vinda de Dom Pedro II a Poços no final do Século XIX, em um período onde carruagens eram utilizadas.”
A iniciativa faz parte do projeto “Poços + Inteligente”, em parceria com a DME, Puc Minas Poços de Caldas e IF Sul de Minas que irão viabilizar as carruagens elétricas. Segundo a prefeitura, estudos foram feitos ao longo dos anos pelas administrações e agora serão colocados em prática.
Um dos integrantes do projeto, junto a Puc Minas Poços de Caldas, professor Fabiano Teixeira, ressalta a inovação da proposta. “Será o primeiro projeto com carruagens elétricas a ser reproduzido em série no Brasil. É uma preocupação muito grande que temos, para que as carruagens sejam produzidas de uma forma que exista fácil manutenção e reposição.”
A ideia é de um carro elétrico em formato de carruagem será um novo atrativo para a cidade e a região. O desenvolvimento do projeto segue a partir de agora, para definição dos próximos passos.
“É um projeto totalmente independente e realizado por parte do município. Será inclusive patenteado até devido ao pioneirismo da ação. Será provavelmente a primeira cidade do Brasil a implantar uma iniciativa como esta, com várias carruagens elétricas e com inúmeros benefícios. Será um ‘ganha-ganha’ onde buscaremos meios para uma atividade sustentável e os próprios charreteiros, que hoje operam no município, terão prioridade a assumir essas carruagens e receberão capacitação para o novo modelo.” , reforça o prefeito Sérgio.