Armamento de guerra apreendido durante a operação em Varginha. (Foto: Márcio Borges / Varginha Online)
Durante a reunião serão questionados os procedimentos da ação, que resultou na morte de 26 pessoas.
O assunto gerou polêmica na Assembleia, com deputados questionando a operação e outros elogiando a força policial. A presidenta da comissão, deputada Andréia de Jesus (Psol), que solicitou a audiência, chegou a ser ameaçada nas redes sociais por defender a necessidade de se apurar os fatos. A parlamentar recebeu o apoio da Casa e de deputados.
A ideia da audiência, segundo Andréia de Jesus, é discutir a forma como funciona a segurança pública no Estado atualmente, além de dialogar sobre o que de fato é necessário para garantir a proteção de todos os mineiros. “A segurança pública da forma que é feita atualmente precisa ser repensada”, sustentou.
Convidados
Estão confimados para participar do debate o presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos de Minas Gerais (Conedh-MG) e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Robson Sávio Reis de Souza; o residente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MG, Rômulo de Carvalho; e o professor da Universidade Federal de Lavras, Fernando Nogueira Martins Júnior.
Também confirmou presença a chefe adjunta da Polícia Civil, a delegada Irene Angélica Franco e Silva Leroy.