Quase 2,5 milhões de pessoas no estado precisam colocar o cartão de vacina em dia
A Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) lançou, nesta quinta-feira (16/12), uma campanha de mídia para convocar e estimular a população a tomar a segunda dose (D2) ou a dose de reforço da vacina contra o coronavírus. A ideia é ressaltar a importância de completar o ciclo de imunização.
O assunto foi um dos destaques da reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, grupo de trabalho e acompanhamento da pandemia. Conforme dados do Open Data SUS, quase 2,5 milhões de mineiros precisam colocar o cartão de vacina em dia.
Esse quantitativo pode representar tanto quem está com a segunda aplicação em atraso quanto as doses que ainda não foram incluídas no sistema oficial por parte dos municípios.
Considera-se D2 com pendência quando passa o prazo do imunizante (cada um com seus respectivos dias) e não há registro de a pessoa ter ido tomar a injeção número dois.
O secretário de Saúde, médico Fábio Baccheretti, convoca a todos para procurarem o posto mais perto de casa e concluir a vacinação contra a covid-19.
“É de extrema importância que quem não tomou a segunda dose da vacina ou já está no tempo de tomar o reforço procure a unidade de saúde mais próxima para fechar o ciclo. Somente assim vamos diminuir a circulação do vírus e, consequentemente, internações, mortes e manter o sistema hospitalar em condições estáveis de atendimento à população. Vamos passar um Natal e um Réveillon imunizados, tranquilos e com saúde”, ressaltou.
Nesta semana, outra importante marca foi atingida no estado. Mais de 82% da população mineira acima de 12 anos finalizou o esquema de imunização, conforme informações disponíveis no
vacinômetro.
Números da pandemia
A vacinação em Minas continua se mostrando uma grande aliada no combate ao coronavírus. Reflexo disso está nos números da pandemia que têm registrado queda. A taxa de incidência da doença, por exemplo, caiu 44% nos últimos 14 dias. As solicitações de internações tiveram queda de 22% em quatro semanas. A ocupação de leitos UTI Sus exclusivos covid está em menos de 18% e de enfermaria em cerca de 5%.
Onda verde
Por conta dos índices sob controle, o Comitê Covid manteve, mais uma vez, todas as 14 macrorregiões de saúde na onda verde do plano Minas Consciente, de retomada segura das atividades econômicas.
O secretário de Saúde, no entanto, alerta que é preciso manter todos os cuidados já conhecidos e divulgados para a população. “Máscara continua sendo acessório indispensável para impedir a circulação do vírus e evitar, inclusive, outras doenças como gripe e resfriado. O uso do álcool em gel também deve permanecer. E lavar as mãos com água e sabão segue como cuidado essencial”, lembra.