O Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicou no dia 23 de dezembro, o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que começará a ser emitida a partir de 1º de junho de 2022. Não haverá necessidade de troca imediata para as pessoas que já possuem a CNH. O documento poderá ser expedido em meio físico ou digital.
A nova CNH contará com um quadro de imagens de automóveis e a letra referente a categoria, mostrando se o dono do documento está habilitado para dirigir aquele tipo de veículo. Também haverá indicação através das letras P e D, para mostrar se o condutor possui Permissão Para Dirigir ou se já possui Carteira Definitiva. Além de informar em um campo específico, se há alguma restrição médica e exercício de atividades remuneradas.
O documento deverá conter dois números de identificação nacional e um número de identificação estadual. Já o QR Code será mantido, pois armazena todas as informações do documento, inclusive a fotografia, com exceção da assinatura do condutor.