Será realizado em Varginha, entre os dias 10 e 14 de janeiro, o 1º Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRAa), do ano de 2022. O levantamento consiste em visitar 20% dos quarteirões sorteados pelo programa do Ministério da Saúde, que são realizados em em cidades com índice de infestação com mais de dois mil imóveis.
A Prefeitura de Varginha, por meio do Setor de Vigilância Ambiental, comunica que nos imóveis visitados pelo Agente de Combate às Endemias, será realizado o tratamento e eliminação dos focos, e recolhidos exemplares das larvas encontradas. As larvas serão encaminhadas ao laboratório do setor onde será feita a contagem e a identificação.
Segundo a Prefeitura de Varginha, por meio do Setor de Vigilância Ambiental, após todo esse trabalho, os dados serão lançados no sistema onde classifica o município como; Baixo Risco, Médio Risco ou Alto Risco.
A prefeitura ainda informou que os mutirões de limpeza programados para começarem no dia 19 de janeiro de 2022, serão nos bairros que apresentarem maior risco de infestação do mosquito Aedes Aegypti.