Os laboratórios e farmácias em Varginha estão com falta de testes rápidos para Covid-19. As pessoas que procuraram os testes nesta quarta-feira (12), quase não encontraram nenhum. Isso porque nos últimos dias o aumento de casos da doença, com o agravo da variante Ômicron, e o grande número de síndromes gripais, fez várias pessoas recorrerem aos testes rápidos.
O Varginha Online entrou em contato com vários laboratórios e farmácias em Varginha, que relataram não possuir os testes rápidos nesta quarta-feira (12), alguns ainda estão sem previsão para chegada, e outros informaram que ainda essa semana já estará disponível.
Agendamento na rede pública
Muitos leitores procuraram o Varginha Online para reclamar da demora no atendimento e no agendamento dos testes na rede pública.
Segundo apuramos, com a falta dos testes nas drogarias e laboratórios particulares, muitas pessoas têm procurado a rede pública para fazer os testes, sobrecarregando os trabalhos.
De acordo com o Superintendente de Combate à Covid-19, Dr. Luiz Carlos Coelho em Varginha, somente na última segunda-feira (10), o município realizou em média, 700 testes, divididos entre a UPA, Hospital Bom Pastor e unidades gripais.
Segundo explicou o superintendente, na maioria das vezes, a procura pelo atendimento médico é feita fora do momento ideal para fazer a testagem, por isso a necessidade de agendamento.
“O atendimento médico é por demanda espontânea, mas a testagem precisa ser agendada para poder otimizar o insumo e a positividade do teste. Pois uma vez sendo feito fora do momento oportuno, pode dar falso negativo”, explicou o infectologista.
Ainda segundo o Superintendente, há um volume muito grande de testes sendo feitos, mas que o munícipio tem um quantitativo significativo de testes.