Com a alta expressiva na demanda pelos testes rápidos de Covid-19 nos últimos dias em Varginha e a dificuldade da compra dos insumos, o agendamento para a testagem para casos ambulatoriais leves foi suspenso temporariamente na cidade.
De acordo com o Superintendente do Combate à Covid-19, em Varginha, o médico infectologista Luís Carlos Coelho, a alta exponencial de casos de síndromes gripais, com a manutenção de testagens, incluindo todos os casos leves, houve um aumento no consumo do estoque de testes. Segundo ele, enorme esforço vem sendo feito para a manutenção das aquisições e para a chegada dos testes solicitados. “Mas, na realidade nacional, essa escassez de insumos para testagens nos atingiu a todos”, conta.
Por conta da dificuldade da aquisição de novos testes, a equipe técnica da Vigilância em Saúde de Varginha resolveu direcionar os testes que ainda restam para pacientes de maior comprometimento ou dos grupos prioritários de risco para COVID-19.
"Desse modo, o agendamento de testagem para casos ambulatoriais leves, estará suspenso momentaneamente. Mantêm-se os agendamentos já realizados cujo paciente será chamado pela equipe de saúde. Durante o período que durar nossa espera por mais testes, incluiremos os casos novos não testados no item “confirmados pelo critério clínico/epidemiológico´´, em nosso boletim diário”, justificou Dr Luis.