Varginha foi classificada como Médio Risco de Infestação do Aedes Aegypti, no primeiro
Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRAa), do ano de 2022. O levantamento foi realizado nos dias 10, 11 e 12 de janeiro.
Foram encontrados o total de 120 focos do Aedes Aegypti e três mosquitos Aedes Albopictus. Os focos estavam em baldes, pratos de plantas, tambores, caixas d´água e pneus, dentre outros. O levantamento foi realizado nos bairros Cruzeiro do Sul, São Sebastião, Vila Murad, Carvalhos e Bom Pastor.
Nos imóveis visitados foi realizado o tratamento e eliminação dos focos, e recolhidos exemplares das larvas encontradas. As larvas foram encaminhadas ao laboratório do setor onde foi feita a contagem e a identificação.
“Em Varginha, o Setor de Vigilância Ambiental, em conjunto com outras Secretarias do Município, vem realizando diversas ações tais como o Mutirão de Limpeza, colocação de tampas em caixas d´ água em residências abandonadas ou de pessoas carentes e intensificando vistorias nos bairros com maiores números de focos encontrados no LIRAa entre outros”, explica José Donizete, encarregado do Setor de Vigilância Ambiental.