Conheça Ana Vitória Sampaio, atleta da Seleção Brasileira de MMA que representará Varginha em Mundial nos Emirados Árabes
Por Vinícius Ramos / Varginha Online | 23/01/2022 - 11:52:27
Ana Vitória Sampaio - a 'Aninha', é a primeira Atleta Destaque do VOL. (Foto: Reprodução/Facebook)
Nove brasileiros, três sul-americanos, dois pan-americanos e quatro mundiais de jiu-jitsu: conquistas de Ana Vitória Sampaio Diniz, de apenas 20 anos. A atleta representará Varginha no Campeonato Mundial de MMA em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, ainda em janeiro.
Confira a entrevista!
A 'Aninha', Atleta Destaque do Varginha Online desta semana, é campeã mineira de MMA e compõem o elenco da Seleção Brasileira da modalidade. No próximo dia 21 ela deve embarcar para o país árabe, onde competirá entre os dias 24 e 29 do mesmo mês.
“Desde o dia que me falaram que eu iria, eu já estou vivendo pra isso. É 24 horas pensando nisso, até o treino muda um pouco, [...]. As expectativas são ótimas, vamos lá ver, mas tenho certeza de que com um trabalho bem feito o resultado vai vir”, disse a atleta.
Conexão: Bocaina de Minas - Varginha
Ana Vitória nasceu em Bocaina de Minas, cidade do Sul de Minas, com aproximadamente 5 mil habitantes, que faz fronteira com o Rio de Janeiro. Foi ainda no pequeno município, que fica há cerca de 216 km de Varginha, que ela deu os primeiros passos nos esportes.
Lá, ela teve o incentivo do irmão, o educador físico Helton Sampaio, de 35 anos. Ainda bem nova, Ana passou por diversas modalidades, mas se adaptou muito rápido ao jiu-jitsu, esporte em que conquistou diversas medalhas.
“O meu irmão fazia faculdade de Educação Física e queria me colocar no esporte, aí na época eu fazia de tudo, fazia judô, fazia dança, capoeira, [...], e acabou que com 7 anos eu fui para o jiu-jitsu e no jiu-jitsu eu comecei a me destacar muito rápido”, lembrou.
Já aos 15 anos uma nova modalidade: o Muay Thai. Porém, o esporte ainda não era muito praticado na cidade-natal, então Ana se propôs a buscar novos desafios. Em 2018, recebeu o convite para conhecer a rotina de treinos na academia do renomado Marcelo Ribas e veio.
Nascida em Bocaina de Minas, Aninha treina em Varginha há quatro anos. Foto: Arquivo Pessoal
Chegada à terra do ET e treinos com Amanda Ribas
O que seria apenas alguns dias de treinos na cidade passou a ser um convite de morar em Varginha e se integrar a equipe Ribas. A decisão se deu em um curto período de tempo, mas com o apoio dos pais, o senhor Édio Diniz, 67, e a senhora Maria dos Anjos, 65, ela aceitou.
"Eu tinha planejado sair da minha cidade quando completasse 18 anos, sair para fazer uma faculdade, pra treinar em outro lugar, mas não era minha ideia de início. Foi uma coisa muito de repente que deu muito certo!”, disse a lutadora.
No próximo mês de fevereiro, Ana completa 4 anos morando na cidade, onde pôde se aprimorar ainda mais no esporte. No dia-a-dia, a atleta ainda compartilha a rotina de treinos com uma amiga bem querida: a top 10 peso-palha (até 52 kg) do UFC, Amanda Ribas.
“É uma honra treinar com a Amanda! Quando eu conheci a Amanda, além de uma amiga de treino, ela virou uma amiga mesmo, sabe? Ela é muito humilde, muito ‘boazinha’, apoia a gente demais, demais mesmo”, enfatizou Ana.
Ana compartilha a rotina de treino com Amanda Ribas, top 10 do UFC. Foto: Arquivo Pessoal
Campeã mineira, Seleção Brasileira e agora, Mundial de Abu Dhabi!
Desde que chegou na cidade, Ana passou a se empenhar ainda mais e sempre treinando em alto nível, onde hoje colhe bons frutos. Em dezembro de 2018, a atleta representou Varginha no Campeonato Mineiro (Fight MG) e conquistou o primeiro título estadual da carreira.
Ela ainda participou de grandes torneios, como o Arena Fight e o Jungle Fight, considerado o maior evento de MMA da América Latina. Pelos bons resultados, em dezembro de 2021 foi convidada a integrar a Seleção Brasileira na categoria peso-pena (até 65 kg).
No próximo dia 21 de janeiro Ana embarca para Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, onde participará do Campeonato Mundial de MMA amador. O torneio começa no dia 24 e vai até o dia 29, onde ela enfrentará outras três garotas da Rússia, Espanha e Cazaquistão.
”Eu acho que o bom resultado é o que a gente ‘tá’ vivendo agora, né? Porque tá sendo bem bacana, tenho o apoio do pessoal, todo mundo me manda mensagem desejando coisas boas. É uma coisa um pouco diferente, mas que eu estou gostando demais!”, disse.
Os tatames também trouxeram uma surpresa para Ana, é que foi aí que ela conheceu o namorado, o também atleta Yan Fagundes Oliveira, de 16 anos. Hoje, o casal atleta compartilha essa parceria do relacionamento também nos treinamentos.
“A gente treina juntos, treina todos os dias, [...], é meu ‘sparring’ (parceiro de treino) agora. Ele vê as coisas erradas que eu faço nos treinos e me ajuda a corrigir, porque está próximo o tempo inteiro e isso é muito importante”, disse Ana sobre Yan, parceiro há sete meses.
Yan também diz que estará na torcida por Ana no torneio em Abu Dhabi e garante que durante os treinos ele aproveitou para "puxar a orelha” da companheira, contribuindo para que ela pudesse aprimorar ainda mais os treinos.
”Eu não sou muito ansioso comigo, [...]. Por ela, eu tô muito (ansioso), eu fico pegando no pé dela pra ela fazer tudo certinho e nossa, a gente vai tá aqui assistindo, torcendo, eu, meu pai, minha mãe, todo mundo torcendo muito!”, disse o namorado.
Ana e o namorado Yan aproveitam a parceria para treinarem juntos. Foto: Arquivo Pessoal
Ana deve embarcar de volta ao Brasil no dia 30 de janeiro e o Varginha Online deseja um ótimo campeonato para a atleta, primeira personagem do quadro "Atleta Destaque do VOL". Boa sorte, Aninha!