A Prefeitura de Varginha atualizou nesta quinta-feira (27) o protocolo sanitário específico para eventos. Os eventos para mais de 600 pessoas continuam suspensos na cidade pelos próximos 14 dias, quando as medidas serão reavaliadas. De acordo com a Prefeitura de Varginha, as medidas poderão ser mudadas para mais ou menos restritivas, a depender do cenário epidemiológico e assistencial de momento.
O que muda em relação ao protocolo anterior,
publicado no dia 10 de janeiro, é somente o prazo de validade. Com isso, todos os tipos de evento acima de 600 pessoas continuam suspensos. A medida vale para eventos realizados em lugares abertos ou fechados, público ou privado.
Segundo o protocolo, os eventos públicos ou privados que não tenham como garantir o controle de acesso do público, devem ser suspensos até a revisão do protocolo.
Exigência de teste negativo
Para os para locais que possuem pista de dança de uso coletivo, inclusive as boates e casas de show, o novo protocolo exige a apresentação de teste rápido de antígeno ou PCR negativo de Covid-19. O teste deverá ser realizado no mínimo, 24 horas antes do evento.
Certificação vacinal
Para os demais eventos que não têm pistas de danças, o novo protocolo, assim como o anterior, a apresentação do certificado de vacina deixa de ser obrigatória, sendo apenas recomendada como medida adicional.
Uso de máscara
O uso de máscara continua sendo obrigatório, podendo ser retirada apenas no momento da consumação de alimentos ou bebidas.