PUBLICIDADE
Notícias | Geral

Usa carro de aplicativo? Veja as dicas de segurança ao usar o serviço

Por Larissa Moura / Varginha Online | 28/01/2022 - 17:48:51
(Foto: Pixabay)

Na última quarta-feira (26), repercutiu a notícia de um motorista de aplicativo que roubou aparelhos celulares dos passageiros em Varginha. De acordo com a Polícia Militar, o motorista fez a corrida clandestina, sem o uso do aplicativo. A notícia gerou preocupação nos usuários e motoristas.

Os usuários e os motoristas que trabalham com algum aplicativo precisam ficar atentos e seguir dicas de segurança para evitar que este tipo de crime aconteça. 
Segundo a Polícia Militar de Varginha, a população não deve aceitar oferta de corridas estando em pontos de ônibus ou que não tenham sido acionadas via aplicativo, já que é através do próprio que são fornecidas as informações necessárias. 

Algumas Dicas de Segurança podem ser consideradas:

  • Só utilize o carro de aplicativo que você acionar de seu aparelho celular próprio. Lá tem as informações do motorista: nome, quantas viagens já fez, como foi avaliado, os dados do veículo e todo o trajeto ficam registrados.
  • Confira os dados do motorista, antes do embarque, se ele realmente é quem aparece no aplicativo.
  • Antes do embarque já compartilhe a viagem com algum familiar. 
  • Evite parar em locais vazios e perigosos, caso seja necessário, mande mensagem antes para confirmar a corrida e o local de embarque e desembarque.
  • Oriente os familiares, especialmente os idosos, a não aceitarem ofertas de motoristas na via pública. A necessidade deve partir do passageiro, acionado via aplicativo.
  • Caso seja surpreendido por infrator, não reaja. Mantenha-se calmo! Procure memorizar as características do suspeito e repasse à PM.

Alvará e adesivo par motoristas de aplicativos

Em meio à polêmica e ao aumento de corridas clandestinas, a Prefeitura de Varginha anunciou nesta semana, que a partir do dia 1º de fevereiro, os 160 motoristas de aplicativos cadastrados na cidade devem fazer a renovação do alvará para 2022. De acordo com a prefeitura, junto com o alvará, o motorista receberá um adesivo de identificação para colar nos veículos. Os motoristas flagrados sem a devida autorização, poderão ter seus veículos apreendidos.
As medidas de fiscalização criadas pela Prefeitura de Varginha é alvo de crítica por parte dos motoristas, porém, tem quem é a favor das medidas, caso elas sirvam para melhorar a fiscalização.

Veja o que diz os motoristas

O motorista de aplicativo Diego Brígida, de 30 anos, que trabalha na área há três anos, não concorda com as medidas da prefeitura. Ele considera desnecessária, pois segundo ele, o aplicativo já é regularizado e se não fosse não poderia estar atuando em território nacional. 
“Então não tem motivo para a prefeitura fazer a gente ter um alvará, só para arrecadar dinheiro, sendo que a Guarda Civil Municipal pode fiscalizar, vendo quem está parando nos pontos de ônibus da cidade e verificar se estão pegando corrida pelo o aplicativo ou com ele desligado, e isso já resolveria.” disse Diego.
Em relação a parte de segurança, Diego diz que que antes de travar o carro, confere o nome, endereço e a forma de pagamento do passageiro.
Já Taina Cristina, de 30 anos, que trabalha como motorista de aplicativo há quatro anos, diz que usa o grupo de WhatsApp junto com outros motoristas para se sentir mais segura. 
Ela acredita que se houvesse uma fiscalização mais severa, não teria tantos motoristas clandestinos na cidade. “Acho positivo as normas estabelecidas pela prefeitura, se realmente for igual ao que foi passado para nós. Se eles fiscalizam os pontos de ônibus, já vai ser muito positivo”, diz Taina.
O motorista Wagner Batista, de 46 anos, acredita que será positivo o uso de adesivos pela prefeitura. “Acho importante, pois é uma segurança a mais para os passageiros. Com o adesivo, vamos ser vistos e todos sabem da importância de estarmos regulamentados”, comenta Wagner.
Wagner ainda pede que tenham pontos de embarque e desembarque de passageiros em algumas ruas da cidade. “As ruas principais da cidade como a Rua Presidente Antônio Carlos, Rio Branco e Santa cruz, poderiam ter pontos de embarque e desembarque para aplicativos. Pois não temos lugar para deixá-los em ruas movimentadas como essas”, finaliza.

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

 

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
PUBLICIDADE
 
Últimas notícias »
Boletim epidemiológico
Aolicação será no Brasil
Oportunidade de emprego
Oportunidade de emprego
+ MAIS NOTÍCIAS »

Home | Notícias | Expediente | Política de Privacidade | Anuncie Aqui

Varginha Online - © 2000-2023


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting