PUBLICIDADE
Notícias | Esportes

Varginhense Futsal: do sonho ao profissionalismo

Por Alisson Marques | 11/05/2022 - 18:46:44
(Foto: Divulgação)

A Associação Varginhense de Futsal (AVF) teve seu projeto idealizado após uma conversa entre três profissionais de Educação Física – todos recém formados – e um publicitário. O contato inicial dos três educadores, que já realizavam trabalhos dentro do futsal, foi fundamental para a criação do Varginhense. Vale ressaltar que, todos os três, sempre estiveram presentes em competições escolares e amadoras envolvendo o futsal em Varginha e região.

Após novas conversas, os profissionais começaram a realizar pesquisas sobre o futsal municipal e regional.  A partir deste momento, Alexis Rodrigues; Victor Hugo e Filipe Marcelino começaram a pontuar, junto ao publicitário Jean Rodrigues, ideias para buscar a renovação na modalidade. Renovação essa, que tinha como principal objetivo a aproximação do futsal amador ao profissional (em termos de rendimento). Depois de uma reunião final, a Associação Varginhense de Futsal começava a sair do papel. 
No dia 14 de maio de 2021 foi, enfim, realizada a Assembleia de Constituição. A cerimônia contou com a presença de vários associados e, neste mesmo momento, foi eleita a direção executiva, sendo formada da seguinte forma:
Presidente: Filipe Marcelino;
Vice: Jean Rodrigues;
Secretária: Lohane Marie;
Tesoureiro: Carlos Henrique Meriato Júnior;
Conselho Fiscal: Caroline Azevedo e Brenda Lene;
Suplente: Alexis Rodrigues.
Hoje, o Varginhense Futsal conta com 20 associados de várias áreas trabalhistas, tais como, nutrição, fisioterapia; educação física; psicologia; marketing; jornalismo; fotografia; contabilidade; administração; comercial; financeira; advocacia e outros.
Em relação aos atletas, são mais de 60, com idades de 13 a 18+ na modalidade feminina, se deparando com categorias sub 13, 15, 17 e adulto. 
Ancorados pelo associativismo, todo o trabalho desenvolvido dentro do Varginhense é feito de forma voluntária. E mais do que o crescimento profissional, em contrapartida, cada associado contribui diretamente no sonho de várias meninas em viver do esporte.   

Sucesso em competições

O Varginhense Futsal tem sido motivo de orgulho para Varginha e região. Desde sua fundação, a equipe já disputou diversos campeonatos na modalidade feminina, nas mais variadas categorias. 

As principais conquistas são:

  • Olímpiadas do Círculo Militar: campeã nas categorias sub-17 e adulto;
  • Josul e Regionais: campeã na categoria sub-17;
Os resultados são ainda mais impressionantes se levarmos em conta que, somente no ano passado, o Varginhense começou a disputar os campeonatos. 
Em 2022, a AVF se prepara para ainda mais. Ao todo, serão mais de 10 competições, com destaques para: Taça EPTV de Futsal; Copa Alterosa de Futsal; JIMI; JEMG; Josul e, principalmente, o Campeonato Mineiro, que só será possível devido à filiação junto à Federação Mineira de Futsal. 

Filiação à Federação Mineira de Futsal

No início de 2022, a Associação Varginhense de Futsal deu mais um passo importante rumo à profissionalização. O Varginhense anunciou sua filiação junto à Federação Mineira de Futsal. 
Segundo a diretoria, o principal objetivo é, justamente, a disputa do Campeonato Mineiro, mas, além disso, celebrar o projeto realizado arduamente por voluntários que se entregam diariamente ao trabalho. 

Formas de captação de recursos 

Para manter o trabalho, o Varginhense conta com algumas modalidades visando a captação de recursos. As principais delas são: venda de produtos e prestação de serviço em eventos esportivos, doações, patrocínio, apoios, emendas, lei de incentivo ao esporte e projetos. 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

 

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
PUBLICIDADE
 
Últimas notícias »
Jogos online
1Win
Ajude a encontrar
Programação do cinema
+ MAIS NOTÍCIAS »

Home | Notícias | Expediente | Política de Privacidade | Anuncie Aqui

Varginha Online - © 2000-2023


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting