PUBLICIDADE
Notícias | Saúde

Hospital Bom Pastor de Varginha sofre com a queda de doação de sangue

Por Larissa Moura / Varginha Online | 12/05/2022 - 15:42:19
(Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

Os bancos de sangue da região estão sofrendo com a queda de doadores e consequentemente com estoques baixos de sangue. Em Varginha, o Hospital Bom Pastor e o Hospital Regional atendem inúmeras pessoas da região e precisam das bolsas de sangue para ajudar os pacientes. De acordo com a responsável pelo setor de captação do Banco de Sangue do Hospital Bom Pastor, Maida Pereira Coimbra, o tempo frio contribui para a queda de doadores.

“Além de estarmos enfrentando uma pandemia, que tem restringido a circulação de pessoas nas cidades, as doenças características desta época também contribuem para a queda no comparecimento de doadores, já que no frio as pessoas estão mais suscetíveis a gripes, resfriados, infecções de gargantas e outras viroses”, disse a responsável ao Varginha Online. 
Varginha não possui um hemocentro na cidade, mas realiza a coleta de sangue duas vezes por mês na Policlínica Central. Além disso, uma vez por semana é realizado o transporte dos doadores de Varginha para o Hemominas de Poços de Caldas, que é responsável pela coleta, processamento e abastecimento de sangue dos Hospitais da cidade. 
“Nós do Hospital Bom Pastor agendamos e levamos os doadores interessados em realizar sua doação de sangue ou cadastro no Banco de Medula Óssea ao Hemominas em Poços de Caldas uma vez na semana, sempre às quintas-feiras. Visto que a coleta na cidade acontece apenas duas vezes no mês com datas programadas e fornecidas pela Fundação Hemominas.”, disse Maida. 
Os sangues doados são usados em casos insubstituíveis como tratamentos cirúrgicos, oncológicos ou nas Urgências e Emergências que precisam de transfusão. Por isso, a importância da doação. “A doação de sangue é um ato de amor e solidariedade, por isso os doadores precisam comparecer sempre aos hemocentros para realizar sua doação. Uma doação pode salvar até 4 vidas, não dói, não causa nenhum dano a quem doa, sendo muito segura para quem doa e quem recebe”, concluiu a responsável pelo banco de sangue do Hospital Bom Pastor. 
O sangue retirado não afeta a saúde do doador e a recuperação ocorre imediatamente após a doação. Os interessados em realizar a doação de sangue podem agendar através do telefone (35) 9 9734-9458.

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

 

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
PUBLICIDADE
 
Últimas notícias »
Primeiro teste
Cinema
Oportunidade de emprego
Falecimentos
+ MAIS NOTÍCIAS »

Home | Notícias | Expediente | Política de Privacidade | Anuncie Aqui

Varginha Online - © 2000-2023


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting