PUBLICIDADE
Notícias | Geral

4º Seminário de Patrimônio Cultural reúne gestores de 20 cidades da região em Varginha

Por Carolina Lima / Varginha Online | 04/07/2022 - 12:16:26
(Foto: Divulgação)

Na tarde da última quinta-feira (30), foi realizado no auditório do Inprev o 4º Seminário de Patrimônio Cultural de Varginha que reuniu gestores, conselheiros municipais de cultura e patrimônio, estudantes, pesquisadores, professores, profissionais ligados à área, de diversas cidades da região, para discutir o tema “Gestão, Patrimônio e Políticas Públicas”.

O prefeito Vérdi Lúcio Melo abriu o evento reafirmando a importância da cultura e da preservação da história e do patrimônio, ressaltou a conquista do município que ficou mais uma vez em 1º lugar no Sul de Minas no ICMS Patrimônio Cultural, a aquisição do Cine Rio Branco, a reforma do Theatro Capitólio, do apoio ao 5ª da Boa Música e ao projeto Seresta na Praça, dentre outros projetos da Fundação. Vérdi Melo falou ainda do projeto do Museu do Café que está em fase de planejamento. “A nossa administração avança em todas as áreas, buscando melhorias contínuas para nossa população”, destacou o prefeito.
Já o diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica, destacou que “o 4º Seminário do Patrimônio Cultural de Varginha é um instrumento de educação patrimonial que tem por objetivo sensibilizar a comunidade para uma atuação amparada em uma visão contemporânea do patrimônio cultural e também promover a reflexão sobre a questão da preservação do patrimônio para a construção da memória e da identidade. Ao difundir a informação sobre a proteção dos bens culturais, como da gestão e seus instrumentos, esperamos abrir caminho para uma relação cada vez mais próxima e transparente com a sociedade”.
O evento contou ainda na mesa de abertura com a presença do vice-prefeito Leonardo Vinhas Ciacci, do vereador Apoliano de Jesus Rios, representando a Câmara de Varginha e do presidente do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural, José Manoel Magalhães Ferreira.
O seminário contou com as palestras presenciais “A Preservação do Patrimônio Cultural e seus Instrumentos”, conduzida pelo arquiteto Amon Lasmar; e “Gestão do Patrimônio Cultural e a importância dos Conselhos Municipais”, realizada por José Manoel Magalhães Ferreira, presidente do Conselho de Patrimônio Cultural de Varginha. Por meio de videoconferência, participaram Júlio Ferreira Leite Filho, analista do Patrimônio Cultural do IEPHA-MG, com a palestra “Fundo Municipal do Patrimônio e o ICMS Patrimônio Cultural” e João Paulo Martins, arquiteto do IPHAN/MG que abordou o tema “Intervenções em Edifícios Históricos”.
O evento foi transmitido ao vivo pelas plataformas de mídia social da Fundação Cultural. Para assistir, basta acessar youtube.com/varginhacultural.

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

 

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
PUBLICIDADE
 
Últimas notícias »
Programação do cinema
Post Patrocinado
No dia 5 de abril
Boletim da dengue
+ MAIS NOTÍCIAS »

Home | Notícias | Expediente | Política de Privacidade | Anuncie Aqui

Varginha Online - © 2000-2023


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting