PUBLICIDADE
Notícias | Tecnologia
Mais três capitais brasileiras terão implementação do 5G
Por Da redação | 05/08/2022 - 14:24
(Foto: Canva.com)
PUBLICIDADE

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que, após a recente chegada em Brasília, as próximas três capitais pioneiras no Brasil na implementação do modelo 5G de internet serão Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB) e Porto Alegre (RS).

Segundo a agência, essas três cidades atendem os requisitos necessários para as primeiras instalações e receberão a tecnologia a partir da última sexta-feira de julho, dia 29. São Paulo havia sido conjecturada sobre receber a nova frequência, o que ainda não acontecerá pois, segundo a Anatel, não cumpriu as condições necessárias.

O que é a tecnologia 5G?

De acordo com a Anatel, o 5G é o padrão mais tecnológico para serviços móveis de internet. Entre as principais características da nova tecnologia estão as altas taxas de transmissão de dados e baixa latência, também conhecida como tempo de resposta, oferecendo diversas novas possibilidades a serem exploradas.
A sucessora do 4G terá velocidade de download para baixar informações de até 1001 Gb, enquanto a latência será de menos de 1 milissegundo. Na tecnologia anterior, a latência era de 60 a 97 milissegundos. Além disso, a capacidade de conectividade também muda – com o 5G será possível conectar até 1 milhão de dispositivos por metro quadrado.

O que muda com a nova tecnologia

Diversos nichos vão se beneficiar com a chegada da nova tecnologia, a qual será mais rápida e mais eficiente, dando segurança aos avanços em setores como o da medicina, por exemplo – em especial a telemedicina e as cirurgias à distância e feitas por robôs.
Além disso, a robótica também será possível nos campos agrícolas, através da automação e de conceitos como a agricultura inteligente. Desse modo, um dos setores responsáveis por grande parte da economia do Brasil terá ainda mais possibilidade de crescimento, por meio de uma linha de produção completamente automatizada. No dia a dia também será possível sentir a diferença da tecnologia 5G – os aplicativos de transporte, por exemplo, poderão oferecer novos serviços e serão atualizados.
Por sua vez, as plataformas de trading, que oferecem alta usabilidade, gráficos, ferramentas modernas e diversos recursos digitais, poderão se tornar mais rápidas. Desse modo, os investimentos serão feitos e monitorados com mais facilidade, graças à alta velocidade da internet e à segurança oferecidas pela tecnologia 5G. Além disso, será mais prático e rápido processar os dados, tornando os processos de negociação ainda mais fluidos e eficientes para os usuários.
As cidades também passarão por novos planejamentos com o 5G, trazendo à realidade o conceito de cidades inteligentes, com iluminações públicas automáticas, sensores de meteorologia e centros de segurança mais eficientes.

A implementação do 5G

De acordo com o vice-presidente da Anatel, Moisés Moreira, em entrevista à CNN Brasil, todas as áreas serão impactadas com a implementação da nova tecnologia. “[o 5G] permite aplicações em tempo real em inúmeros setores da economia, como agricultura, saúde e educação, tendo um impacto de maneira transversal em todos os segmentos”, afirma Moreira.
Contudo, não será um processo rápido. A implementação do 5G acontecerá aos poucos nas cidades, conforme as qualificações de cada uma. A previsão é que, até o fim de setembro, todas as capitais já disponibilizem a tecnologia. Além disso, os dispositivos precisarão ser adaptados ao sistema e novos projetos terão que ser desenvolvidos, testados e colocados em prática, para que todas as áreas sejam beneficiadas com o 5G.
Ao implementar o 5G em sua rotina, as empresas terão processos mais eficientes, além de mais praticidade e rapidez na execução das tarefas. Contudo, a nova tecnologia é relevante para a sociedade brasileira como um todo – ela irá agregar no dia a dia da população e nos diversos setores da indústria e da economia por meio de um conceito tecnológico de ponta.

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

 

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
Comente a Notícia!
 
PUBLICIDADE
 
Últimas notícias »
Há 9 horas
Há 9 horas
Há 10 horas
Há 10 horas
Há 11 horas
Há 11 horas
+ MAIS NOTÍCIAS »
PUBLICIDADE

Home | Notícias | Expediente | Política de Privacidade | Anuncie Aqui

Varginha Online - © 2000-2022


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting