PUBLICIDADE
Notícias | Geral

Pela primeira vez IBGE realiza censo em territórios quilombolas

Por Carolina Lima / Varginha Online | 17/08/2022 - 12:10:59
(Foto: Agência Brasil)

Nesta quarta-feira (17), o IBGE começou a realizar o censo demográfico em 5.972 localidades quilombolas. Esta é a primeira vez que o Instituto contabiliza a população quilombola do Brasil.

De acordo com a Coordenadora do Censo de Povos e Comunidades Tradicionais, Marta Antunes, a definição das perguntas para montar o questionário foi um desafio para o IBGE.
“Tem que ser uma pergunta que funcione para todas as pessoas, para o idoso, para o mais jovem, aquele que está mais ativo nas discussões e aquele que é quilombola, mas não participa tanto do processo mobilizatório associativo e organizativo, tanto no próprio local quanto no estado ou no país. Outro grande desafio do IBGE foi saber qual a pergunta a ser feita para que essa população possa compreender o questionário".
Sobre as perguntas referentes a cor e raça, o recenseador não pode interferir de maneira a colocar o entrevistado em dúvida sobre sua resposta. Caso isso ocorra, o IBGE deve ser informado dos dados deste funcionário através do telefone 0800 721 8181.
Os recenseadores ainda contarão com o auxílio de um guia comunitário para a condução segura dos agentes, através de caminhos que sejam melhores e mais rápidos, para otimizar o serviço.
É importante ressaltar que durante o treinamento dos recenseadores, todos foram orientados a seguirem os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19.

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

 

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
PUBLICIDADE
 
Últimas notícias »
Entrega feita pelos correios
Próximo ao Parque de Exposições
Programação do cinema
Boletim epidemiológico
+ MAIS NOTÍCIAS »

Home | Notícias | Expediente | Política de Privacidade | Anuncie Aqui

Varginha Online - © 2000-2023


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting