PUBLICIDADE
Notícias | Cidades

Memorial do ET e Planetário são inaugurados em Varginha; evento contou com exibição de documentário e a presença de ufólogos

Por Larissa Moura / Varginha Online | 09/11/2022 - 12:47:55
(Foto: Larissa Moura / Varginha Online)

Foi inaugurado na noite desta terça-feira (08) o Memorial do ET, em Varginha. O ponto turístico, que fica localizado no bairro Vila Paiva, teve suas obras paralisadas e após 14 anos foi entregue à população. O evento contou com a participação de ufólogos, as jovens que avistaram as criaturas na cidade e autoridades locais. Além do Memorial, o Planetário que fica anexo, também foi inaugurado.

O espaço conta a história do famoso caso do ET de Varginha. São vários painéis suspensos, além de nove televisores que possuem um QRCOLD que direciona a pessoa direto para vídeos do Youtube.  Várias estátuas do ET estão espalhadas pelo memorial. Além disso, na área externa, possui um planetário que exibe filmes de curta duração em 360º.

Foto: Larissa Moura / Varginha Online
Durante a cerimônia de inauguração o Prefeito de Varginha, Vérdi Melo, afirmou acreditar no caso e falou sobre o investimento realizado no local. “Obviamente que eu acredito. Porque nós temos testemunhas aqui, os fatos são contundentes e os estudos foram profundos. Então eu acredito sim, tanto é que estamos fazendo esse investimento. Mas não é só a questão do ET, nós queremos transformar esse espaço no instrumento público que possamos fazer com que a nossa economia seja aquecida, através do turismo, que tenho certeza que muita gente virá para Varginha conhecer esse espaço e a história verdadeira do ET.”, disse o prefeito. 
Além disso, Vérdi explicou que o prédio ficou muitos anos parado, em decorrência de vários fatores, como empreiteiras que não cumpriram o compromisso, falta de recursos e burocracia. Para o Varginha Online, o Prefeito também falou sobre a importância de um projeto como este para a cidade.

Foto: Divulgação Prefeitura de Varginha
“Estamos acreditando que será mais uma fonte de recurso para nosso município, porque nós já temos uma média de 50 pessoas por dia que já vem visitar, então nós vamos receber turistas aqui, que vão gastar em hotel, restaurante, transporte e  é uma forma que nós temos de gerar renda, emprego e entretenimento para as  pessoas. Nós vamos também fazer investimento em tecnologia de tal forma que essa marca fique registrada no mundo inteiro.”, disse Vérdi ao Varginha Online. 
Após a inauguração, foi realizado no local a exibição do documentário “Momento do Contato” sobre o caso do ET de Varginha. O documentário com entrevistas exclusivas foi dirigido pelo norte-americano James Fox e teve sua estreia mundial no dia 22 de outubro. Sendo que atualmente só pode ser visto nas plataformas americanas Amazon Prime Video, Apple TV, Itunes, Vimeo e Vudu.

Foto: Larissa Moura / Varginha Online
De acordo com o Ufólogo Marco Aurélio, que participou do documentário e esteve presente na inauguração do Memorial, a vontade sempre foi que o caso fosse levado mais a sério e que o fato de ser exibido no Memorial do ET é um sonho realizado. Além disso, o ufólogo falou sobre a importância da exibição para novos relatos. “Com as pessoas assistindo e percebendo que o material é sério, elas sejam encorajadas a falar, tanto autoridades militares como muito dos médicos envolvidos, que nós já sabemos quem são, mas que por motivo de chacota não podem vir a público relatar sobre os fatos”, disse o ufólogo. 
O Ufólogo Vitório Pacaccini também falou sobre a importância do museu para a ufologia.

Foto: Larissa Moura / Varginha Online
“É o maior museu de ufologia de toda américa latina, não existe outro, pode procurar. Varginha é uma cidade empreendedora, tem visão e entenderam que o mundo estava atento a nossa pesquisa e que seria importante ter um ponto de convergência, porque até então, o turista obtinha informação em posto de gasolina, padaria e agora esse ponto é o museu, onde possui muita informação. Então a importância não é só pra ufologia brasileira. O mundo inteiro tá sabendo que Varginha tem o maior e bem estruturado museu de ufologia de toda américa latina e para nós é um orgulho muito grande.”, disse Pacaccini.

Horário de visitiação


Foto: Larissa Moura / Varginha Online
O memorial funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A entrada é gratuita. 
Já para o Planetário é necessário realizar um agendamento. Só será possível a apresentação de filmes caso tenha um grupo de no mínimo 15 pessoas e máximo 28. A entrada é permitida para todas as pessoas acima de 5 anos. A duração é de 30 minutos. O agendamento pode ser realizado com a Ligiane por meio do telefone (35) 36902066.

O Projeto

O projeto da construção foi anunciado em 2008, mas em 2011 a construtora responsável declarou falência e a obra foi interrompida. Logo depois, as obras foram retomadas com previsão de entrega para 2013, mas não foi o que aconteceu. Já em 2014, o Governo Federal cobrou a conclusão da obra e a devolução do dinheiro investido. Sendo que depois de vários prazos de conclusão as obras foram finalizadas apenas em 2021, onde foi instalada a Secretaria de Turismo. E agora, após 14 anos do anúncio do projeto, e 26 anos após o caso da aparição do ET, o Memorial foi inaugurado.

Foto: Larissa Moura / Varginha Online

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

 

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
PUBLICIDADE
 
Últimas notícias »
Cinema
Módulo II
Inicia 25 de março
Na Avenida Princesa do Sul
+ MAIS NOTÍCIAS »

Home | Notícias | Expediente | Política de Privacidade | Anuncie Aqui

Varginha Online - © 2000-2023


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting