PUBLICIDADE
Notícias | Cidades

Moradores reclamam de fumaça produzida por empresa de reciclagem de cobre em Varginha

Por Da redação | 01/12/2023 - 16:23:41
(Foto: Rafaela Leandro / Varginha Online)

Moradores da região dos bairros Imaculada Conceição, Eldorado, Nova Varginha, Santa Terezinha e Parque das Grevíleas, em Varginha, têm sofrido com a quantidade de fumaça produzida pela a empresa Alcob Company, indústria de cobre.

De acordo com um morador que procurou o Varginha Online, o problema se intensificou nos últimos meses e sempre na parte da noite.
“Tudo branco, não tem o que fazer. Eu não aguento mais ver o meu filho com crise de bronquite por causa disso aí. Precisamos de ajuda!”, reclamar o morador.
O Varginha Online conversou com o diretor da Alcob Klaus Petrin Ferreira, que explicou como é o processo produtivo da empresa e o que poderia ter ocasionado o problema relatado pelos os moradores.
Klaus explicou como é feito processo de produção da empresa. Segundo ele, o processo de produção consiste em fundir o material reciclado e transformá-lo em um novo produto. Mas que para esse processo é utilizado fogo, o que acaba produzindo fumaça.
Segundo o diretor, a Alcob conta com um filtro de água com capacidade de 60 mil litros que é usado para a retirada das partículas de sujeira, resultando em uma limpeza de mais de 95% dos resíduos soltos nas chaminés.
O diretor conta que há cerca de 15 dias, o sistema de filtragem apresentou um problema durante a madrugada, o que poderia ter ocasionado a reclamação dos moradores. Ele afirmou que o problema já foi solucionado. 
Mas os moradores contestam a afirmação. Segundo os moradores, o problema continua. Em uma foto tirada na noite da última quarta-feira (29/11) mostra uma grande quantidade de fumaça que continua sendo jogada no ar.
O diretor diz que a preocupação com colaboradores e moradores é constante, por conta disto, a Alcob mede os níveis de fumaça por meio de uma empresa credenciada que faz a aferição e que possuem todos os laudos que demonstram que a empresa está dentro dos parâmetros permitidos.
Ainda de acordo com o diretor, novos equipamentos foram comprados para ajudar no processo de limpeza. Eles devem ser instalados com a parada de final de ano. O diretor ainda conta que ao final deste ano, o investimento da empresa em questões ambientais chegará na casa dos R$ 500 mil.
O Varginha Online vai acompanhar o caso até o final e espera que a situação seja resolvida o quanto antes e que não cause mais danos aos moradores da região.

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

 

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
PUBLICIDADE
 
Últimas notícias »
Bolsa atleta
Combate ao Aedes aegypti
Veja onde procurar atendimento
Combate à dengue
+ MAIS NOTÍCIAS »

Home | Notícias | Expediente | Política de Privacidade | Anuncie Aqui

Varginha Online - © 2000-2023


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting