PUBLICIDADE
Notícias | Meio Ambiente

Gases poluentes atingiram recorde global em 2023

Por Larissa Moura / Varginha Online | 11/12/2023 - 14:20:00
(Foto: Pixabay)
Os gases de efeito estufa, especialmente de carbono provenientes de combustíveis fósseis, atingiram níveis recordes globais em 2023. Segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), as emissões que resultam das atividades humanas industriais continuam aumentando e a tendência não é de redução. 
Segundo especialistas, o atual nível na concentração de gases de efeito estufa nos coloca no caminho de um aumento das temperaturas acima das metas do Acordo de Paris até o final deste século, que tem o objetivo de limitar o aquecimento do planeta a no máximo 2ºC em relação ao nível pré-industrial. 
O gás mais relevante na atmosfera, responsável por cerca de 64% do efeito de aquecimento do planeta, é o dióxido de carbono (CO2) causado pela queima de combustíveis fósseis. Já o gás que permanece na atmosfera por cerca de dez anos, sendo responsável por quase 20%, é o Metano (CH4), emitido por meio da exploração de combustíveis fósseis, queima de biomassa, aterros sanitários e ruminantes.
Outro gás que poderia gerar graves consequências para camada de ozônio, é o óxido nitroso (N2O), emitido para atmosfera por fontes naturais (60%) e antropogênicas (40%), através do uso de fertilizantes, processos industriais e queima de biomassa.
Os cientistas ainda alertam que se as emissões continuarem, a concentração de gases poluentes se acumulará na atmosfera. 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

 

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
PUBLICIDADE
 
Últimas notícias »
Bolsa atleta
Combate ao Aedes aegypti
Veja onde procurar atendimento
Combate à dengue
+ MAIS NOTÍCIAS »

Home | Notícias | Expediente | Política de Privacidade | Anuncie Aqui

Varginha Online - © 2000-2023


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting