PUBLICIDADE
Notícias | Meio Ambiente

Principais ecossistemas naturais estão ameaçados devido o aquecimento global

Por Larissa Moura / Varginha Online | 11/12/2023 - 14:55:47
(Foto: Pixabay)
O relatório “Global Tipping Points Report”, publicado na última quarta-feira (06), alerta que os cinco principais ecossistemas naturais estão ameaçados de danos irreversíveis devido ao atual aquecimento global. O alerta foi realizado durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP28), em Dubai. 
Os sistemas são os mantos de gelo da Groenlândia e o da Antártida Ocidental, o giro oceânico subpolar do Atlântico Norte, Recifes de coral de águas quentes e algumas áreas de permafrost.
Segundo o relatório, preparado por uma equipe internacional de mais de 200 pesquisadores, a Humanidade enfrenta um risco sem precedentes de atingir pontos de inflexão, ou seja, que podem desencadear um efeito dominó de catástrofes irreversíveis.
"Se o aquecimento global aumentar 1,5°C, florestas boreais, manguezais e prados marinhos podem se tornar mais três sistemas adicionais a estarem ameaçados na década de 2030", alertou o Instituto Potsdam para Pesquisa de Impacto Climático. 
Os pesquisadores ainda apontam recomendações para evitar pontos de inflexão negativos e até mesmo iniciar pontos de inflexão positivos, como a interrupção das emissões provenientes de combustíveis fósseis e do uso da terra muito antes de meados do século. Além da inclusão da expansão das energias renováveis e a mudança para a eletromobilidade.

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

 

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
PUBLICIDADE
 
Últimas notícias »
Bolsa atleta
Combate ao Aedes aegypti
Veja onde procurar atendimento
Combate à dengue
+ MAIS NOTÍCIAS »

Home | Notícias | Expediente | Política de Privacidade | Anuncie Aqui

Varginha Online - © 2000-2023


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting