PUBLICIDADE
Notícias | Regional

Viação Gardenia deixa de operar, temporariamente, linhas de ônibus que atendem o Sul de Minas

Por Thallita Mesquita / Varginha Online | 02/05/2024 - 13:23:34
(Foto: Danielle Formaggio)
A Viação Gardenia, empresa de ônibus com rotas intermunicipais no Sul de Minas, está com todas as linhas, que atendem o sul do estado, temporariamente paralisadas devido às vistorias na frota de veículos.
A paralisação começou na última semana, com alguns trechos sendo suspensos, mas após uma nova fiscalização da Secretaria de Estado de Infraestrutura, mobilidade e parcerias (Seinfra), em conjunto com o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais, realizada nesta última terça-feira (30), mais ônibus foram autuados.
A Operação Ponto Final revelou problemas com os veículos, incluindo falta de conforto, segurança e descumprimento dos quadros de horários. As abordagens foram realizadas na Rodoviária de Pouso Alegre e no Terminal Rodoviário de Belo Horizonte. Ao todo, 37 autuações foram emitidas.
Pelo menos três ônibus foram retirados de circulação por apresentarem problemas mecânicos e irregularidades na documentação.
As fiscalizações começaram a ser realizadas após reclamações de passageiros sobre atrasos nas viagens e má conservação dos ônibus.
De acordo com informações coletadas pelo g1, com a Secretaria Estadual (Seinfra), se a Viação Gardenia não realizar a regularização da frota, a empresa poderá perder a concessão das linhas de transporte intermunicipal.
Em nota, a Viação Gardenia informou não ter recebido notificação prévia que pudesse prevenir prejuízos aos passageiros que já haviam comprado as passagens. Disse ainda que a notificação da Seinfra quanto à paralisação temporária das linhas chegou de surpresa, uma vez que a empresa já vinha mantendo tratativas com o setor de fiscalização do DER-MG referentes à regularização dos veículos.
A viação também afirmou ter um plano de ação emergencial com investimento em veículos e que a suspensão é temporária e deve recuperar essas linhas de forma gradativa, algumas em sete, dez e no máximo 20 dias.
Ainda de acordo com informações levantadas pelo g1, a companhia atende 107 municípios na região, transportando quase 2 milhões de passageiros por ano e para que os usuários não fiquem sem atendimento, a Seinfra concedeu uma autorização para que outras três empresas assumam temporariamente as linhas. 
As linhas que foram retiradas de circulação atendem os municípios de Cássia, Poços de Caldas, Passos, Guaxupé, São Sebastião do Paraíso, Itajubá, Varginha, Pouso Alegre, Alfenas, Lambari, Pouso Alegre, Congonhal e São Lourenço.
As viagens de Belo Horizonte para a região Sul de Minas serão operadas emergencialmente pela Gontijo. Os outros trechos serão realizados pelas viações Santa Cruz e Cambuí.
​Os passageiros que adquiriram passagens com a Gardênia precisam solicitar o reembolso do valor pago e efetuar a compra de novos bilhetes na empresa que está temporariamente responsável pelo trecho.

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

 

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
PUBLICIDADE
 
Últimas notícias »
Investimentos
Oportunidade de emprego
Oportunidade de emprego
Casal visionário
+ MAIS NOTÍCIAS »

Home | Notícias | Expediente | Política de Privacidade | Anuncie Aqui

Varginha Online - © 2000-2023


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting