PUBLICIDADE
Notícias | Trânsito

Pedágio na Fernão Dias começa a cobrar eixos suspensos de veículos pesados a partir desta segunda-feira

Por Da redação | 06/05/2024 - 10:36:47
(Foto: Divulgação/Arteris)
A partir desta segunda-feira (06/05) a cobrança de pedágio na BR-381 (Rodovia Fernão Dias), que liga Belo Horizonte a São Paulo (SP), passa a incluir também os eixos suspensos de veículos pesados carregados, como caminhões e carretas. A mudança, anunciada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), visa garantir mais fluidez nas rodovias e combater a evasão de pedágio, uma vez que o valor do pedágio para veículos pesados é calculado com base no número total de eixos do veículo.
A cobrança será feita de forma automática por meio do reconhecimento da placa do veículo nas praças de pedágio. Para isso, é necessário que os caminhões e carretas estejam com o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (MDF-e) ou Documento Auxiliar de Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais (DAMDFE) em dia. Caso os documentos estejam em vigor, a cobrança será feita considerando todos os eixos do veículo, mesmo que alguns estejam suspensos.
Segundo a ANTT, a medida visa combater uma prática comum entre motoristas de veículos pesados, que suspendiam eixos sem necessidade para pagar menos pedágio. Essa prática, além de ser perigosa, pois compromete a segurança do veículo e dos demais usuários da rodovia, também gera concorrência desleal com os motoristas que cumprem as normas.
Trafegar com eixos suspensos indevidamente para evitar a cobrança de pedágio é proibido pelo Código de Trânsito Brasileiro e pode resultar em multa e perda de pontos na carteira de motorista.

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

 

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
PUBLICIDADE
 
Últimas notícias »
Oportunidade de emprego
Veja o que doar
Fecomércio MG
Após inúmeros furtos
+ MAIS NOTÍCIAS »

Home | Notícias | Expediente | Política de Privacidade | Anuncie Aqui

Varginha Online - © 2000-2023


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting