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Como ter mais visibilidade no Instagram? 3 dicas comprovadas de crescimento

Por Da redação | 06/05/2024 - 18:05:20
(Foto: Divulgação)
Ter visibilidade no Instagram é mais difícil que parece. São inúmeros concorrentes disputando a atenção do mesmo público. Apesar disso, você pode conquistar um lugar de destaque na rede social. Desde que, use as estratégias certas.
Há um tempo, a Meta, detentora do Instagram, divulgou que a plataforma ultrapassou a incrível marca de 2 bilhões de usuários ativos mensais. Um número expressivo que só confirma o quanto a rede social é amada no mundo todo.
Por um lado, a quantidade massiva de usuários representa uma oportunidade de ouro para profissionais e empresas. Isso porque, podem expor a marca, produtos e serviços a um público amplo.
Em contrapartida, a concorrência está maior do que nunca no Instagram. Desse modo, posicionar-se no canal de comunicação requer um planejamento muito bem elaborado.
Sendo assim, quem tem objetivos comerciais no Insta se pergunta: “como ter mais visibilidade no meu perfil?” Logo abaixo, vamos te mostrar as melhores estratégias orgânicas e pagas. Confira!

5 estratégias orgânicas (gratuitas) para se destacar no Instagram

1. Tenha um perfil organizado

Começando pelas estratégias orgânicas, tenha um perfil organizado para se destacar no Instagram. Ou seja, “arrume a casa” para receber visitantes e convencê-los a seguir a marca na rede social.
A foto de perfil precisa ser cativante, por exemplo. Resolução, cores, enquadramento e design precisam ser visualmente atrativos para chamar a atenção entre os concorrentes.
Da mesma forma, a biografia deve ser objetiva e impactante, por exemplo. Ela tem que resumir a identidade e propósito da marca na plataforma com precisão para despertar o interesse do público.

2. Publique conteúdos de qualidade na frequência ideal

Criar conteúdo é o carro-chefe do tráfego orgânico no Instagram. Profissionais e empresas devem compartilhar publicações de qualidade no Feed, Stories e Reels constantemente para ganharem visibilidade na rede social.
A frequência de posts, porém, precisa ser equilibrada. Se for baixa ou alta demais, o público tende a perder o interesse e deixar de engajar na proposta do perfil da marca.

3. Use hashtags específicas

As hashtags são um recurso que dá segmentação às postagens do Instagram. Ele direciona o conteúdo às pessoas certas, isto é, que já tem algum nível de interesse na que a marca tem a oferecer.
Isso só acontece quando as palavras-chaves adicionadas nos conteúdos são específicas. Cada hashtag deve estar relacionada ao assunto e mercado. Além de ser relativamente popular.
Além disso, tenha cuidado para não exagerar. Embora seja possível colocar até 30 hashtags por post, o ideal é que você use entre 5 ou 10 hashtags no máximo em seus conteúdos.

4. Mantenha seus Reels curtos

O Reels é o formato de conteúdo que mais gera alcance para o perfil. Se for bem aproveitada, a funcionalidade é capaz de aumentar a visibilidade da marca exponencialmente na rede social.
Recentemente, o Instagram expandiu o tempo limite do Reels. Em vez de 90 segundos, qualquer usuário agora pode compartilhar vídeos de até 15 minutos de duração.
Ainda assim, mantenha seus Reels curtos, utilize conteúdos postados nos stories e reposte os Reels também no seu feed se necessário for para você ganhar tempo na produção de conteúdos. Isso agrada o algoritmo e amplia o alcance dos vídeos. Tanto que, há mais chances dos conteúdos viralizarem entre os usuários da plataforma

5. Interaja e incentive a participação ativa

Para crescer sua visibilidade no Instagram organicamente, interaja com o público do perfil sempre que puder. Responda o máximo de comentários e mensagens no Direct Messenger.
Assim também, incentive a participação ativa. Use CTAs ou recursos interativos do Stories (ex: caixinhas de perguntas, enquetes, testes) para motivar seus seguidores a engajar na proposta da marca.

3 dicas comprovadas para ganhar visibilidade no Instagram rapidamente

Diferente dos métodos orgânicos, as estratégias pagas possibilitam ganhar visibilidade no Instagram rapidamente. Ou seja, trazem bons resultados a curto prazo. Entre as principais, estão:

Crie anúncios

No Instagram, você pode impulsionar suas publicações por meio da ferramenta de anúncios da rede social (Instagram Ads) para alcançar uma quantidade de contas ainda mais ampla.
O conteúdo segue com as mesmas características. Seja no Feed, Stories ou Reels. Só que, a entrega do post acontece por investimento de dinheiro em vez de ser pelos critérios do algoritmo da plataforma.
O tráfego pago do Instagram é altamente segmentado. As campanhas acontecem com base em idade, localização, interesses e comportamentos do público, por exemplo. Assim, geram excelentes resultados.
Ao contrário do que muitos pensam, não é preciso ter um grande orçamento para aproveitar as vantagens do Instagram Ads. Mesmo com uma quantia relativamente pequena, já dá para conquistar retornos muito bons.

Faça parcerias no Instagram

Além dos anúncios, as parcerias com influenciadores funcionam muito bem para aumentar a visibilidade da marca no Instagram. Isso porque, a estratégia atrai inúmeros seguidores engajados para o perfil.
As personalidades digitais são acompanhadas por um público que confia plenamente nelas. Caso indiquem algo, é muito provável que seus followers não pensem duas vezes para seguirem a recomendação.
Dessa maneira, uma eventual ação colaborativa leva uma quantidade significativa de tráfego qualificado à conta da marca na rede social. São pessoas já preparadas até mesmo para adquirir seus produtos ou serviços.

Compre serviços de engajamento

Entre as estratégias pagas para ter mais visibilidade no Instagram, nenhuma dá resultado tão rápido quanto comprar serviços de engajamento. Comprar seguidores, comprar comentários, curtidas ou visualizações.
Dentro de poucos dias, a marca se torna altamente relevante na rede social. Uma vez que, todas as métricas do perfil crescem de uma hora para outra. Então, transmite muita credibilidade entre os usuários.
Para funcionar, o serviço deve ser adquirido em um site de confiança. Existem várias opções por aí. Contudo, poucos oferecem um engajamento autêntico para crescer sua conta de verdade.

Conclusão

Por fim, mesmo com a concorrência acirrada, é possível deixar sua marca em destaque nessa grande vitrine. Ou seja, conquistar uma grande visibilidade no Instagram.
Tudo o que você precisa fazer é ser estratégico. Colocar em prática métodos orgânicos e pagos já comprovados para se destacar entre os demais. Com isso, acredite: o céu é o limite para sua marca dentro e fora da rede social.

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