PUBLICIDADE
Notícias | Educação

Estudante de Varginha conquista ouro na Olimpíada Brasileira de Matemática

Por Com assessoria | 14/06/2024 - 16:29:56
(Foto: Divulgação)
Estudante foi o único da cidade a ganhar o prêmio, em cerimônia nesta terça-feira (11)
O estudante do 9º ano do Colégio Marista Varginha (MG), Lorenzo Marcelo Loesch, de 14 anos, recebeu nesta terça-feira (11), a medalha de ouro na Cerimônia Nacional de Premiação da 18º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), realizada no Rio de Janeiro. Maior competição científica do país, a OBMEP reúne todos os anos cerca de 18 milhões de participantes. Ele foi o único representante do município a garantir a premiação máxima.
Ao todo, 650 estudantes foram premiados com a medalha de ouro e receberam a honraria em cerimônia que contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, dos ministros da Educação, Camilo Santana, e de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, além do prefeito do Rio, Eduardo Paes. “Foi um evento incrível, com muito cuidado e preocupação da organização com cada estudante. Mas a melhor parte foram as palestras com profissionais e pesquisadores da área de matemática. Eles vieram nos ensinar e dividir conosco a paixão pelos números. Foi criado um espaço convidativo, com o máximo de incentivo possível para seguir nossos sonhos”, disse Lorenzo.
Apaixonado por matemática, o estudante conta que recebeu a notícia do ouro durante uma confraternização de fim de ano com amigos. “Recebi uma mensagem de um dos meus amigos avisando que o edital com os medalhistas tinha saído, e eu estava dentre os de Ouro! Lembro de ter me sentido imensamente feliz. Três meses antes, quando eu estava fazendo a prova, tinha deixado a sala cabisbaixo porque deixei duas perguntas em branco, pela falta de tempo. Essa foi de fato, uma surpresa muito boa!”, conta o premiado.
A 18ª edição contou com mais de 18,3 milhões de participantes, do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de 55,3 mil escolas públicas e privadas em 99,8% dos municípios brasileiros. A organização da OBMEP promove toda a logística do evento para que os medalhistas de ouro tenham uma experiência inesquecível. Eles chegaram ao Rio de Janeiro no domingo (9) e participaram de atividades, palestras, jantar de boas-vindas e sorteios de brindes.

Sobre a OBMEP

Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).
Destinada a estudantes do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Médio, a OBMEP contribui para estimular o estudo da Matemática e identificar jovens talentos da disciplina. Outros objetivos da iniciativa são promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros acesse material didático de qualidade.

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

 

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
PUBLICIDADE
 
Últimas notícias »
Em Três Pontas
Atividades gratuitas
Combate à dengue
Na próxima quinta-feira
+ MAIS NOTÍCIAS »
PUBLICIDADE

Home | Notícias | Expediente | Política de Privacidade | Anuncie Aqui

Varginha Online - © 2000-2023


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting