PUBLICIDADE
Notícias | Geral

Varginhenses sobem o Pico do Marins com quase 2.500 metros de altitude

Por Priscila Paiva / Varginha Online | 07/07/2024 - 20:14:03
(Foto: Divulgação)
Um grupo de amigos de Varginha se aventurou no Pico dos Marins, com direito a acampamento na base da Montanha. O desafio aconteceu no final de semana dos dias 22 e 23 de junho.
O Pico dos Marins é uma montanha brasileira localizada na Serra da Mantiqueira, na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. Com 2.420,7m de altitude, é um dos destinos mais procurados por praticantes de montanhismo e trekking.
A trilha para o cume do Pico dos Marins é considerada uma das mais desafiadoras do país, com trechos de escalada e travessia em alta altitude, passando por magníficas cristas de montanha, quase sempre acima dos 2.000m, em um ambiente típico de campos de altitude. A subida exige preparo físico e técnico, além de boas condições climáticas.
É recomendável apenas para montanhistas experientes com excelente condicionamento físico e conhecimento técnico em escalada e navegação em terrenos montanhosos.
Para os varginhenses foi uma aventura épica, onde a superação, a força e a fé de cada um foram testadas.
Ronaldo Montuani, montanhista experiente há mais de uma década, juntamente com o amigo Juliano, ressaltaram que escalar o Pico do Marins com uma mochila cargueira requer muito condicionamento físico e experiência. Ele ainda ressalta que a maioria das 12 pessoas do grupo de Varginha era iniciante, o que os torna pessoas seletas e diferenciadas no mundo do montanhismo.
Fernanda Luiza está há pouco mais de um ano nesse esporte. Inspirada por Ronaldo resume essa emoção em uma única frase: “É um caminho sem volta! Não é possível descrever a emoção de conquistar um cume, é preciso viver a experiência!”
O trekking no Pico dos Marins dura de 12 a 14 horas (ida e volta), mas o tempo pode variar de acordo com o ritmo dos participantes e as condições climáticas.
Detalhes da escalada: a subida possui diversos trechos de escalada em rocha. Alguns exigem o uso de equipamentos de segurança como cordas e mosquetões.
Terrenos íngremes e escorregadios: O percurso passa por áreas com terrenos íngremes e escorregadios, principalmente nas cristas das montanhas, o que exige cuidado e atenção redobrada dos participantes.
Exposição à altitude: A subida transcorre em alta altitude, com grande parte do percurso acima dos 2.000m. Isso pode causar sintomas como dor de cabeça, náusea e tontura, principalmente para pessoas não aclimatadas.
Clima: O clima na Serra da Mantiqueira pode ser imprevisível, com mudanças bruscas de temperatura e neblina frequente. É importante estar preparado para chuva, frio e vento durante a travessia.
Tenha experiência em montanhismo: A travessia é recomendada apenas para montanhistas experientes com bom condicionamento físico e conhecimento técnico em escalada e navegação em terrenos montanhosos.
Se você está pensando em atacar o cume do famoso Pico do Marins, lembre-se de que essa é uma aventura desafiadora que exige preparo físico e técnico. Certifique-se de estar bem preparado antes de se aventurar nessa jornada.
Fizeram parte dessa aventura: Ronaldo Montuani, Fernanda Luiza, Daniela Dias, Danilo Esgarboza, Adriana Silva, Juliano Silva, Juliana Brilhante, Oliver Comunian.

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

 

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
PUBLICIDADE
 
Últimas notícias »
Em Três Pontas
Atividades gratuitas
Combate à dengue
Na próxima quinta-feira
+ MAIS NOTÍCIAS »
PUBLICIDADE

Home | Notícias | Expediente | Política de Privacidade | Anuncie Aqui

Varginha Online - © 2000-2023


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting