PUBLICIDADE
Notícias | Gastronomia

Brasileiros pediram mais de 35 milhões de pizzas nos primeiros meses do ano

Por Priscila Paiva / Varginha Online | 10/07/2024 - 16:38:13
(Foto: Pixabay)
Hoje, dia 10 de julho, é comemorado o Dia Mundial da Pizza, uma das melhores invenções culinárias de todos os tempos! O prato típico da gastronomia italiana e famoso no mundo inteiro, não é nada mais que um disco de massa, regado com molho de tomate e coberto com ingredientes variados, como queijo, carnes, ervas e até chocolate!
Só no aplicativo de entregas iFood, foram mais de 35 milhões de pedidos de janeiro a maio deste ano. Um aumento expressivo se considerarmos todos os pedidos de 2023 que totalizaram 47 milhões.
Atualmente, a plataforma possui 38.9 mil pizzarias ativas, com uma média mensal de cerca de 1.5 mil novas pequenas e médias pizzarias adicionadas, o que só reafirma a paixão do brasileiro pelo prato e sua expansão contínua.
Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais lideram em número de pedidos em 2024, consolidando a pizza como um dos pratos favoritos em diversas regiões do país.

História

Conta a história que o rei e a rainha da recém unificada Itália provaram pela primeira vez a pizza marguerita, em 10 de julho de 1889, iguaria criada por um pizzaiolo de Nápoles para homenagear a rainha Marguerita de Savoia. Os ingredientes faziam alusão às cores da bandeira italiana: verde, do manjericão, branco da muçarela e vermelho dos tomates.
Apesar de a cidade de Nápoles ser considerada o berço da pizza, o pão fino e redondo já era conhecido em todo o mediterrâneo desde o século VI a.C. O que mudava era a cobertura da massa assada sobre pedras.
Com a migração italiana, a pizza se difundiu na América. No Brasil do século 19, era considerada comida de rua, consumida por imigrantes humildes que não tinham tempo e nem dinheiro para fazer uma refeição completa. A primeira pizzaria do Brasil foi aberta em 1910, no bairro do Brás, em São Paulo, reduto dos imigrantes italianos. Pesquisa revela que só em 2023 foram produzidas 3 milhões e 800 mil pizzas por dia no Brasil, o que equivale a 2.630 unidades por minuto.

Dia da pizza no Brasil

No Brasil, o dia da pizza foi criado em 1985 em São Paulo, para homenagear não só o alimento, mas a imigração italiana. Naquele ano, foi promovido um concurso para eleger as dez melhores receitas de pizza marguerita e mussarela daquele estado. Empolgado com o sucesso do evento, o secretário de turismo determinou a data de encerramento da competição, 10 de julho, como o dia oficial da pizza!

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

 

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
PUBLICIDADE
 
Últimas notícias »
Em Três Pontas
Atividades gratuitas
Combate à dengue
Na próxima quinta-feira
+ MAIS NOTÍCIAS »
PUBLICIDADE

Home | Notícias | Expediente | Política de Privacidade | Anuncie Aqui

Varginha Online - © 2000-2023


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting