Cinco homens foram presos nesta quinta-feira (17) em Pouso Alegre, suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em roubos de cobre. A Polícia Civil desmantelou o grupo criminoso que aterrorizava o Sul de Minas e o estado de São Paulo, com ações violentas e planejadas.
As investigações apontam que a quadrilha era responsável por diversos crimes, incluindo a invasão da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Poços de Caldas no dia 7 de setembro. Na ocasião, dois funcionários foram rendidos e ameaçados com coronhadas pelos criminosos. Apesar da violência, o grupo não conseguiu concretizar o roubo do cobre na ETA.
Em Santa Rita de Caldas, eles invadiram uma empresa e subtraíram pelo menos meia tonelada de cobre. Segundo a polícia, o grupo realizava um planejamento prévio dos alvos, escolhendo locais com grande quantidade do metal, visando o lucro com a revenda do material roubado.
Os cinco integrantes foram presos e encaminhados ao Presídio de Pouso Alegre, onde permanecem à disposição da Justiça. Eles responderão por diversos crimes, incluindo organização criminosa, roubo e tortura. A Polícia Civil agora concentra esforços na identificação dos receptadores que compravam o cobre roubado pela quadrilha.