A Polícia Militar prendeu em flagrante, um homem por maus-tratos a animais nesta terça-feira (02/12) no bairro Santa Cruz, em São Gonçalo do Sapucaí. A ação ocorreu após a PM receber denúncia, acompanhada de fotos e vídeos, de que o indivíduo teria agredido um cão com golpes de madeira.
Ao chegar à residência do suspeito, os policiais encontraram um cão com um ferimento grave na cabeça, possivelmente causado por objeto contundente. O ferimento, infestado por moscas varejeiras, exalava forte odor. No quintal, os militares também encontraram uma cadela amarrada, sem acesso a água ou alimento e exposta à chuva. Um gato e uma galinha também se encontravam no local, igualmente sem água e comida.
Questionado sobre as agressões, o homem confessou ter batido nos cães no dia 30 de novembro, alegando que os animais tentaram atacar sua galinha. Ele também admitiu ter ferido o cão encontrado com o machucado na cabeça na terça-feira.
Diante dos fatos, o autor foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Plantão em Pouso Alegre. A Polícia Militar de Meio Ambiente está tomando as medidas administrativas cabíveis.
O homem responderá pelo crime de maus-tratos a animais, previsto no artigo 32 da Lei Federal 9.605/1998 (Lei dos Crimes Ambientais), com a redação dada pela Lei 14.064/2020.