Cidade do Sul de Minas foi escolhida pelo Grupo Boticário para sediar novo complexo industrial.
Pouso Alegre, foi a cidade escolhida pelo Grupo Boticário para sediar sua nova fábrica de cosméticos. O anúncio foi feito na última semana em Camaçari (BA), durante a comemoração de 10 anos da fábrica da empresa no Nordeste. Com investimentos na ordem de R$ 1,8 bilhão e previsão de inauguração para 2028, a unidade será batizada de "Afrodite" e produzirá perfumes e produtos para cuidados pessoais.
O projeto de Pouso Alegre é o maior já realizado pelo Grupo Boticário no Brasil. Segundo Leandro Balena, diretor executivo da empresa, a fábrica terá capacidade inicial para produzir 350 milhões de peças por ano, número que poderá chegar a 1 bilhão no futuro. "Eu não tenho conhecimento de nenhuma fábrica de cosméticos que tenha esse tamanho", afirmou Balena.
A escolha de Pouso Alegre se deu após um rigoroso processo de seleção, que levou em consideração fatores como localização estratégica, disponibilidade de mão de obra qualificada e infraestrutura. "Pouso Alegre está ao lado de uma grande rodovia e é servida por uma malha viária bastante importante", destacou o executivo.
A nova fábrica já está gerando empregos antes mesmo de sua construção. Atualmente, 250 pessoas trabalham no projeto. A expectativa é que, até 2028, a operação gere cerca de 1.000 empregos, número que pode chegar a 5.000 quando o complexo atingir sua plena capacidade em 2032.
O Grupo Boticário também pretende investir em cursos de capacitação para a comunidade local. "Um dos pilares é ter as pessoas locais conosco, como tem sido em toda a nossa jornada", explicou Balena.
Com a nova fábrica em Pouso Alegre, o Grupo Boticário consolida sua posição como um dos maiores produtores de cosméticos do Brasil e referência mundial no setor. Atualmente, a empresa possui três fábricas no país, localizadas em Camaçari (BA), São José dos Pinhais (PR) e São José do Rio Preto (SP).