Região do Pontalete na tarde desta quinta-feira (02/01) (Foto: Reprodução Facebook / Luiz Marquini)
Após atingir o menor nível do ano em novembro, o Lago de Furnas apresentou recuperação em dezembro, encerrando 2024 com volume útil em 39%.
O Lago de Furnas voltou a apresentar elevação em seu nível no último mês de 2024. As chuvas registradas na região no fim do ano contribuíram para o aumento do nível da represa e do volume útil de água disponível.
De acordo com dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o nível do lago em 31 de dezembro era de 759,2 metros. Em novembro, o reservatório havia atingido seu nível mais baixo do ano, chegando a 757 metros acima do nível do mar, no dia 29.
O volume útil da represa também acompanhou a tendência de recuperação. Após registrar o menor índice de 2024 em novembro, com 27,5%, o Lago de Furnas encerrou dezembro com volume útil em 39%.
Apesar da melhora observada, o nível e o volume útil do reservatório ainda se encontram abaixo do ideal, que é de 762 metros acima do nível do mar. Essa cota é considerada mínima para a realização de atividades como pesca, turismo e geração de energia.
Evolução do nível do Lago de Furnas:
- 29/11: 757 metros
- 20/12: 758 metros
- 30/12: 759 metros
- 31/12: 759,2 metros
É importante lembrar que o volume útil representa a quantidade de água disponível para a geração de energia elétrica, sendo calculado pela diferença entre o volume máximo e o volume morto do reservatório.
A Represa de Furnas, que banha 34 municípios, sendo 29 deles no Sul de Minas, exerce grande influência na economia e no turismo da região. Além disso, a represa é responsável pelo abastecimento da Usina Hidrelétrica de Furnas, importante geradora de energia elétrica para o país.
Com informações G1 Sul de Minas