O 11º Encontro Anual de Folia de Reis de Varginha reuniu milhares de pessoas no último domingo (12/01). O evento teve início às 10h com uma missa celebrada pelo Pe. José Luiz Gouvêa na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo. A celebração especial marcou a Festa do Batismo do Senhor, encerrando o período natalino. Durante a homilia, o pároco destacou a importância do compromisso batismal e do chamado à conversão.
A cerimônia contou com a presença do prefeito de Varginha, Leonardo Vinhas Ciacci, acompanhado da esposa Daniela Ciacci; do diretor-superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica, acompanhado da esposa Luciane Benfica; do vereador Joãozinho Enfermeiro; da gerente de Comunicação da Prefeitura de Varginha, Carla Beraldo; do diretor do Theatro Capitólio, Lindon Lopes; e do diretor da TV Princesa, Nyei Nadeia.
Após a missa, as companhias seguiram em cortejo até a Concha Acústica Mariângela Calil, onde começaram as apresentações. Um grande público lotou a Praça do ET e a Praça José Justiniano dos Reis, entoando cânticos em devoção ao Menino Jesus e aos Santos Reis.
O prefeito Leonardo Ciacci destacou a honra de participar novamente desse encontro. “Quero agradecer a cada integrante das companhias que mantém viva essa tradição em nossa cidade. Não faltará por parte do poder público o apoio necessário para que possamos manter cada vez mais atuantes as nossas tradições culturais”, afirmou.
Participaram do 11º Encontro as seguintes Companhias de Reis: Santo Expedito, Santa Cruz, Poeirinha & Amigos, São Lázaro, Cardoso & Amigos, Lenço Preto, Estrela Brilhante, São José, Nossa Senhora da Guia, São Benedito, Rei dos Reis, Irmãos da Fé, Nossa Senhora do Rosário, Embaixada Santa, Imaculada Mãe dos Anjos, São João Batista e São Jorge.
A Folia de Reis é reconhecida como patrimônio cultural imaterial de Varginha desde 2015. As companhias cadastradas recebem um auxílio financeiro da Prefeitura de Varginha por meio da Fundação Cultural.
Para o superintendente da Fundação Cultural, Marquinho Benfica, o evento reforça a força dessa tradição na cidade. “Os integrantes levaram fé e devoção aos lares varginhenses no final de 2024 e início de 2025. Além disso, centenas de pessoas fizeram questão de prestigiar as apresentações neste domingo, mesmo com o calor e a chuva”, disse.