A Vigilância Ambiental de Varginha realizou, entre os dias 6 e 8 de janeiro, o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025. O resultado classificou o município como médio risco de infestação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Durante a pesquisa, agentes de combate às endemias visitaram 20% dos quarteirões da cidade, seguindo o programa do Ministério da Saúde. Foram encontrados 63 focos do Aedes aegypti e 5 focos do Aedes albopictus. Os bairros com maior número de focos foram Parque Rinaldi, Cidade Nova e Jardim Andere, sendo os depósitos predominantes vasos de plantas, plásticos (lonas) e baldes.
A Vigilância Ambiental, em conjunto com outras secretarias municipais, está intensificando as ações de combate ao mosquito. Mutirões de limpeza, colocação de tampas em caixas d´água de residências abandonadas ou de pessoas carentes e vistorias nos bairros com maior índice de infestação estão entre as medidas adotadas.
A população também deve fazer a sua parte, eliminando qualquer possível criadouro do mosquito. Manter quintais limpos, descartar corretamente recipientes que acumulam água, tampar caixas d’água e ralos são algumas medidas essenciais para prevenir a proliferação do Aedes aegypti.