O Ministério da Educação (MEC) suspendeu a autorização para a implementação do curso de medicina no Grupo Unis, em Varginha. A decisão, que reverte a aprovação inicial ocorrida no começo de abril, agora está sob análise do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), após recurso do Grupo Unis, responsável pela instituição de ensino. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (02/05) pela EPTV, afiliada da Rede Globo.
O Grupo Unis busca na Justiça a reconsideração da decisão do MEC, que no dia 22 de abril indeferiu o pedido de autorização do curso. Em entrevista à EPTV, o advogado da instituição, Gustavo Chalfun, detalhou os investimentos realizados desde 2022 para viabilizar a graduação em medicina em Varginha. Segundo ele, o grupo formou coordenação e corpo docente qualificados, elaborou um projeto pedagógico consistente, preparou a infraestrutura necessária em um bloco universitário e estabeleceu convênios com diversos municípios e hospitais da região.
Chalfun destacou que a aprovação inicial do MEC, antes da suspensão, atestava o cumprimento de todos os requisitos exigidos. "Após a instituição educacional ter ajuizado uma ação para requerer que o Ministério da Educação processasse o pedido para o funcionamento do curso, o Ministério da Educação livremente aprovou o seu funcionamento. E por essa razão nós entendemos que estão preenchidos todos os requisitos para que o curso funcione", afirmou o advogado à emissora.
A expectativa do Grupo Unis é que o TRF-6 reavalie a situação e reverta a decisão que concedeu efeito suspensivo à União, permitindo, assim, a abertura do curso de medicina em Varginha. O julgamento do caso está previsto para ocorrer ainda no mês de maio.
Com informações da EPTV, afiliada da Rede Globo