Varginha tem condições de dar instruções básicas para quem está em começo de carreira ou pretende se aprimorar. Há diferentes instituições de ensino públicas e particulares oferecendo cursos profissionalizantes. Uma das instituições mais importantes nesse sentido é o CEFET.
Por meio dos cursos oferecidos por essa unidade é possível desenvolver habilidades variadas como manutenção de edifícios, operar equipamentos automatizados,
vetorizar imagem para a internet, otimizar processos produtivos e muito mais.
Sobre o CEFET em Varginha
O CEFET é uma rede de ensino que consiste em diversas unidades espalhadas pelo Brasil oferecendo cursos de nível técnico e superior. No campus de Varginha são oferecidos cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação.
Na maioria dos casos, quem vai fazer graduação ou pós-graduação já tem toda orientação de que precisa no que diz respeito aos cursos. Isto é, já sabem o que querem e o que vão fazer.
Mas com as pessoas interessadas em cursos técnicos a situação é diferente. Geralmente, elas estão dando os primeiros passos em busca de uma profissão. Elas ainda não têm certeza sobre o que fazer. Há apenas uma noção vaga sobre alguns cursos.
Por isso, vamos focar nos cursos técnicos ofertados no CEFET de Varginha de acordo com o website oficial da instituição. São eles: edificações, informática e mecatrônica.
Como escolher um curso do CEFET
Muitas pessoas escolhem cursos com base na demanda e no tamanho do salário oferecido. Pode parecer uma estratégia inteligente, afinal, quanto mais dinheiro for possível ganhar em uma carreira, melhor.
Mas há um problema com essa linha de raciocínio. Acontece que até você chegar em uma posição acadêmica na qual é possível arrumar emprego e fazer dinheiro, será necessário se dedicar bastante. São horas de dedicação não remunerada para colher os frutos lá na frente.
Para encarar tudo isso é necessário ter mais motivação do que apenas a possibilidade de estabilidade de emprego e dinheiro. Falamos isso porque diversas pesquisas recentes já apontaram que a taxa de desistência em cursos é alta.
Uma das principais motivações para a desistência é o desinteresse e falta de identificação com o curso escolhido. Dessa forma, você tem uma probabilidade maior de concluir um curso se já tiver algum tipo de interesse prévio pelo assunto tratado.
Vamos ver como isso se aplica nos diferentes cursos oferecidos pelo CEFET de Varginha:
- Informática: ideal para quem tem interesse em computadores e internet.
- Edificações: para pessoas que se interessam por construção civil.
- Mecatrônica: para quem tem fascínio, mesmo que leve, por máquinas, automação e robótica.
É realmente tão simples quanto parece. Escolher um curso com base em um interesse pela área, mesmo que pequeno, já é um passo muito mais sólido do que escolher apenas por dinheiro.
Dito isso, é importante destacar que ainda assim é possível acabar não gostando do curso. Se realmente acontecer de você não gostar do curso que está fazendo, não tenha medo de trancar sua matrícula.
É muito mais interessante fazer isso quando o curso está apenas começando do que deixar isso para o final ou até pior, concluir o curso e arrumar um emprego que não gosta. É claro, ninguém quer perder tempo, por menor que seja. Por isso, reflita bem antes de começar.
Como conseguir uma vaga no CEFET em Varginha
O CEFET em Varginha
abriu as inscrições recentemente. Os cursos são gratuitos, basta ser aprovado no exame de seleção. Isto é, os candidatos fazem uma prova e os que tiverem os melhores resultados são selecionados.
Não é diferente de prestar o Enem. Você deve conhecer as matérias que vão cair na prova e se preparar por algumas semanas ou até meses para ela. Essas informações você encontra no edital completo. Já adiantamos que matemática, ciências da natureza e ciências humanas são alguns exemplos do que vai cair na prova de 2025.
A demanda por profissionais qualificados no Brasil
Se toda essa ideia de escolher um curso, se preparar para o processo seletivo e passar alguns anos estudando para se formar parece desafiador demais para você, nós temos alguns dados motivadores.
Estudos recentes já mostraram que a maioria das empresas brasileiras sente dificuldade em contratar profissionais qualificados. Por exemplo, em 2025 foi divulgado que o Brasil precisa em média de um número três vezes maior de profissionais de TI do que o número de profissionais formados anualmente.
Ou seja, muitas vezes o problema é a falta de profissionais qualificados e não a falta de vagas. E você pode encarar isso como uma grande oportunidade para crescer profissionalmente.