PUBLICIDADE
Notícias | Geral

Prêmio de design pernambucano estimula capacitação e qualificação profissional no estado

Por Da redação | 22/08/2025 - 11:06:50

(Foto: Unsplash / Faizur Rehman)

O Prêmio de Design Pernambucano teve a sua primeira edição em 2023. Em homenagem a Aloísio Magalhães, considerado pioneiro no design moderno no Brasil, a iniciativa do Governo de Pernambuco via Secretaria de Cultura e apoio da FUNDARPE possibilitaram que o mercado de designers pernambucanos se qualifique e capacite ainda mais profissionais.

Estratégias de montagem de fotos com apelo minimalista e outras estratégias foram adotadas pelos profissionais que participaram da premiação. A ideia foi manter a essência do estado de Pernambuco, criando uma combinação do tradicional ao contemporâneo.
Pernambuco tem histórico de criar grandes designers para o mercado mundial. Além de Aloísio Magalhães, Ariano Suassuna também teve influência direta no desenvolvimento do design no Brasil.
Esse histórico de Pernambuco faz com que o estado já tenha o estigma de criar grandes profissionais que utilizam técnicas criativas e inovadoras para criar designs que não se encontram em qualquer lugar.

Categorias do prêmio reforçam tradicionalismo e inovação

A primeira edição do Prêmio Design Pernambucano teve quatro categorias, sendo elas:
O selecionado como 1º lugar geral na primeira categoria foi o projeto Circuito Digital da Poesia. Idealizado por Vladimir Barros, Erick Simões e Carlos Burgos, a proposta foi trazer de volta as lembranças culturais do estado de Pernambuco.
De acordo com Vladimir, o objetivo foi fazer com que as pessoas pudessem conhecer poetas que muitos nem sabem da existência. Isso foi possível graças a tecnologia de realidade aumentada com o objetivo de evidenciar, em espaços públicos, grandes artistas de Pernambuco.
Já a segunda categoria traz a cultura e sociedade como elementos mais importantes dentre os critérios de avaliação dos jurados. Na edição de 2023, a campeã foi a marca “Parteiras Tradicionais do Brasil”.
O documento de mais de 250 páginas foi publicado pelo Governo Federal e apresenta a história do que é ser uma parteira e da sua importância para a comunidade. Além disso, a pesquisa ainda destaca o aspecto cultural entrevistando diversas parteiras que trazem um pouco da sua realidade para o público.

Sucesso dos pernambucanos é comprovado por participações em outros eventos

Os designers que surgiram em Pernambuco não focaram apenas nas premiações e eventos do seu estado. Caio Lobo, por exemplo, é natural de Garanhuns e teve suas obras de design de móveis apresentadas no Design Weekend, evento considerado como o maior festival urbano da América Latina.
Em entrevista ao portal Veja, Caio destacou que utiliza regionalidades no conceito dos móveis que cria. Para isso, o designer aposta em sua personalidade e sua experiência no agreste pernambucano.
Outro designer de Pernambuco que também teve suas obras destacadas no cenário nacional foi Fabio Melo. Em novembro de 2023, as obras de Fabio ficaram disponíveis na Casa Gabriel, em São Paulo.
Em suas criações, Melo tenta combinar sua experiência no sertão com traços modernos. Esse tipo de combinação é a abordagem adotada por outros profissionais que se baseiam nos casos de sucesso para criarem suas obras.

Recife lidera interesse em design em Pernambuco

Dados obtidos junto à ferramenta de tendências da Google evidenciam que Recife é a cidade com maior interesse em design em todo o estado de Pernambuco. As estatísticas dos últimos 12 meses comprovam que a capital pernambucana chegou ao patamar máximo de 100 pontos.
Ainda de acordo com os dados publicados pela Google, Belo Jardim é a segunda cidade no ranking de interesse em design no estado de Pernambuco. Gravatá, Camaragibe e Bonito completam o ranking dos 5 municípios que mais pesquisam sobre o tema na ferramenta de buscas da Google.
Explicações que ajudam a entender porque Recife lidera o ranking de busca por design em Pernambuco são o elevado número de pessoas que vivem na capital pernambucana, assim como o maior número de oportunidades profissionais que podem ser encontradas no município, bem como passagens aéreas para destinos internacionais para promoção de obras.
A capacidade de qualificação profissional na capital do estado pernambucano abre um leque de oportunidades para que os designers se qualifiquem e busquem espaço no mercado de trabalho, bem como possam arriscar uma carreira em busca de premiações e reconhecimento nacional ou internacional.
O fato de Pernambuco ser referência no design e ainda contar com premiações que estimulem os profissionais dessa área faz com que o estado tenha ainda mais probabilidade de lançar grandes nomes que se destacam não só em premiações locais, mas também em outros eventos que compreendem tanto o âmbito nacional, como também muitos outros países.
 

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

 
PUBLICIDADE
 
Últimas notícias »
Nesta terça-feira
Em Belo Horizonte
Saiba como se inscrever
+ MAIS NOTÍCIAS »
PUBLICIDADE

Home | Notícias | Expediente | Política de Privacidade | Anuncie Aqui

Varginha Online - © 2000-2023


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting