No próximo domingo (07/09), irá acontecer o eclipse lunar mais longo do ano. Conhecido como “Lua de Sangue”, o eclipse total terá duração de 1 hora e 22 minutos. Durante esse período, o satélite natural da Terra ficará em tons vermelho.
Esse efeito acontece porque, mesmo na sombra, a luz solar consegue atravessar a atmosfera terrestre. As cores de comprimento de onda menor, como o azul, se dispersam, enquanto os tons avermelhados conseguem passar e iluminar a Lua, criando o espetáculo visual.
Como assistir?
O eclipse lunar total não será visível a olho nu no Brasil, pois ocorrerá durante o dia. No entanto, o Observatório Nacional fará uma transmissão ao vivo no YouTube a partir das 12h, no domingo (07), permitindo que todos acompanhem o fenômeno.
O espetáculo da "Lua de Sangue" poderá ser observado em outras partes do mundo. Na Índia, por exemplo, o evento ocorrerá entre às 23h de domingo (07) e 00h22 de segunda-feira (08). Já na Austrália, o fenômeno poderá ser visto entre 1h30 e 2h52 de segunda-feira (08).
A fase total do eclipse, quando a Lua ganha sua tonalidade avermelhada, terá início às 14h31 e se estenderá até 15h53.