O Papa Leão XIV canonizou neste domingo (07/09) o adolescente italiano Carlo Acutis, de 15 anos, conhecido como o "influencer de Deus". A cerimônia ocorreu na Basílica de São Pedro, onde Acutis foi declarado santo junto com o estudante leigo Pier Giorgio Frassati. Com a canonização, Acutis se torna o primeiro santo da chamada geração "millennial".
Milhares de fiéis, principalmente jovens devotos, participaram da missa ao ar livre. A cerimônia também contou com a presença do presidente italiano, Sergio Mattarella, e dos pais e irmãos de Acutis. A mãe do jovem, Antonia Salzano, levou um relicário com um fragmento do coração do filho até o altar.
Nascido em Londres em 03 de maio de 1991, Acutis se mudou com a família para Milão ainda na infância. Após receber a comunhão aos sete anos, ele se dedicou à Igreja e passou a ler livros universitários de programação. Com a ajuda de um estudante de engenharia informática, ele criou um site multilíngue para documentar milagres eucarísticos, o que lhe rendeu o apelido de "influencer de Deus".
Em outubro de 2006, aos 15 anos, Acutis foi diagnosticado com uma forma agressiva de leucemia e morreu poucos dias depois, em 12 de outubro de 2006. Seu corpo, conservado e exposto na Basílica de São Francisco de Assis, na Itália, é vestido com roupas casuais, incluindo jeans e tênis da marca Nike.
A canonização foi baseada em dois milagres atribuídos a ele. O primeiro foi a cura de uma criança brasileira com uma malformação congênita do pâncreas, em 2010. O segundo milagre, que levou à sua canonização, está relacionado à cura de uma jovem da Costa Rica que sofreu um grave ferimento na cabeça. Após a mãe da jovem fazer uma peregrinação ao túmulo de Acutis, a filha, que tinha poucas chances de sobrevivência, começou a respirar sozinha.