PUBLICIDADE
Notícias | Geral

Segurança digital para quem usa Wi-Fi público nos bairros da cidade

Por Da redação | 15/09/2025 - 11:51:01

(Foto: Divulgação)

Todo mundo já ouviu falar de diferentes tipos de golpes, principalmente sobre aquelas ligações duvidosas quando alguém diz que é do banco e precisa da sua senha. Os próprios bancos emitem diversos comunicados para segurança dos clientes e, ainda sim, muita gente cai nesse, e em diversos outros golpes.

Outro aspecto super importante que não é tão levado em conta quanto esse exemplo que demos é a segurança digital quando se trata de acesso à internet via Wi-Fi público. Facilmente, hackers conseguem o acesso às suas informações pessoais e financeiras se você não estiver protegido com um gerenciador de senhas, por exemplo, ou por uma VPN. Vamos falar mais sobre isso neste artigo.

Diferença entre o Wi-Fi público e o privado

O Wi-Fi é a rede sem fio que utilizamos em casa e em diversos lugares que viabiliza a conexão à internet do nosso celular, computador, videogame e por aí vai. Um modem é responsável por transmitir esse sinal e nós apenas nos conectamos a ele.

No entanto, essa rede pode ser privada, como a que utilizamos em casa e no trabalho, ou pública, geralmente oferecida em cafés, aeroportos, shoppings e estabelecimentos públicos. A grande diferença entre elas é o mecanismo de segurança, como criptografia, uso de senha e autenticação pessoal reforçada para acessar: na rede pública, não temos tantas camadas de proteção (às vezes nem senha para acessar), o que facilita a interceptação dos seus dados por hackers.

Por esse meio, até seus dados bancários podem ser roubados, se você acessar o aplicativo do banco enquanto estiver usando um Wi-Fi público, por exemplo, ou seu celular/computador por acabar sendo infectado por vírus ou softwares maliciosos que comprometem a segurança.

Como proteger meus dados online usando um gerenciador de senhas

O gerenciador de senhas funciona como um banco de dados que armazena suas informações pessoais (como login e senha) de forma criptografada. Esse programa preenche de forma automática sua senha em diversos aplicativos sem que você precise digitá-la e de forma segura.

O Proton Pass é um gerenciador de senhas gratuito que protege seus dados com criptografia de conhecimento zero, de ponta a ponta. Com essa ferramenta, você armazena, compartilha e preenche automaticamente seus inícios de sessão sem que ninguém (nem a Proton) possa acessar suas senhas, itens ou arquivos, a não ser que você os compartilhe.

Adicional aos recursos de segurança, o Proton Pass também possui a autenticação de dois fatores (A2F) com um autenticador integrado que armazena seus códigos A2F e preenche automaticamente, além de emitir alertas imediatos se suas informações pessoais forem vazadas em uma violação de dados de terceiros.

Outras maneiras de ter mais segurança digital

Além de utilizar um gerenciador de senhas para proteger seus dados, ao utilizar redes de Wi-Fi não privadas, evite acessar aplicativos bancários ou realizar compras. Nada que exija cartão de crédito ou senhas importantes.

Use o seu 3G/4G sempre que possível e desative a conexão automática a redes Wi-Fi disponíveis, elas podem ser inseguras. Confira a confiabilidade dos sites que você acessa, o “https://” indica que a conexão é segura junto com um cadeado de segurança do lado do endereço.

Não compartilhe arquivos, mantenha seu dispositivo e aplicativos atualizados (os softwares costumam sempre aprimorar o sistema de segurança), ative todas as autenticações de dois fatores, desconecte-se das redes depois de usá-las e utilize uma VPN para proteção extra!

 

Receba gratuitamente nossas notícias no seu celular, escolha o aplicativo de sua preferência:

 
 

Siga o Varginha Online no Facebook, Twitter e no Instagram.

 
PUBLICIDADE
 
Últimas notícias »
Nesta terça-feira
Em Belo Horizonte
Saiba como se inscrever
+ MAIS NOTÍCIAS »
PUBLICIDADE

Home | Notícias | Expediente | Política de Privacidade | Anuncie Aqui

Varginha Online - © 2000-2023


Provedor e Parceiro Oficial
IPHosting