Criada pelo Governo do Estado, Câmara Temática foi instituída na última terça-feira com publicação no Diário Oficial do Munícipio. Sua criação foi aprovada por unanimidade pelo Conselho Estadual de Turismo.
Com essa ação, Minas Gerais dá um passo histórico e pioneiro rumo a um turismo mais inclusivo, solidário e sustentável. Ao lado da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, integram também a Câmara a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social; Assembleia Legislativa de Minas Gerais; Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; EMATER; Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais; SESC Minas; Sindicato das Empresas de Turismo no Estado de Minas Gerais e Grupo Maranatha de Art’ Global que detém o nome fantasia Associação Artística e Assistencial Russilvânia Galo e atualmente certificada pelo Ministério da Cultura e o Ministério do Turismo.
O Grupo Maranatha de Art´ Global compõe a Cadeira de Fomento que obtém como Conselheira Titular a produtora Cultural Idmara Galo que atualmente está na Composição da Diretoria como Secretária Executiva da OSCIP (organização da civil de interesse público público), entidade privada que atua há mais de 30 anos em atuação com às Políticas Públicas Culturais todo território nacional.
A nova Câmara Temática nasce com a missão de fortalecer e regulamentar a Política Estadual de Turismo de Base Comunitária, instituída pela Lei nº 23.763/2021, que reconhece os povos e comunidades tradicionais como protagonistas de um modelo de turismo centrado na sustentabilidade, no respeito à diversidade e na valorização das práticas locais. A iniciativa também está em total sintonia com as diretrizes do Plano Diretor do Turismo Verde, voltado para o desenvolvimento integrado e sustentável da atividade turística em Minas Gerais.