Seis atletas de Varginha alcançaram resultados de destaque no Campeonato Panamericano de BMX Racing 2025 e na Copa Latinoamericana de BMX Racing, disputados no último fim de semana no Parque Radical de Deodoro, no Rio de Janeiro. As competições, realizadas no sábado (25/10) e domingo (26/10), reuniram pilotos de alto nível da América Latina.
A atleta Emanuelly Alexandre Adão foi o grande destaque. No sábado, ela conquistou a medalha de ouro em duas categorias: Girls 11 anos e Cruiser Girls 11 anos. No domingo, pela Copa Latinoamericana, Emanuelly repetiu o feito, assegurando novamente o primeiro lugar nas duas categorias femininas de 11 anos.
Outros atletas também garantiram posições de pódio:
- Daniel Nery: Foi vice-campeão na categoria Cruiser Boys 15/16 anos em ambos os dias de competição (sábado e domingo). Ele também conquistou o 5º lugar na categoria Boys 15 aro 20 no sábado.
- Bruno Junior: Alcançou o 3º lugar na categoria Junior Men – Elite no domingo.
- João Martins: Obteve o 4º lugar na categoria 30-34 anos no sábado.
Ranking Geral da Copa Latino-Americana
O desempenho em Varginha foi consolidado no ranking geral da Copa Latino-Americana, que somou seis etapas, incluindo provas realizadas no Chile e na Argentina. Três atletas de Varginha finalizaram o circuito entre os melhores:
- Emanuelly Alexandre Adão: Campeã na categoria Girls 11 anos.
- Bruno Junior: 2º lugar na categoria Junior Men – Elite.
- Daniel Nery: 7º lugar na categoria Boys 15 aro 20.
O secretário de Esportes da Prefeitura de Varginha, Milton Tavares Junior, ressaltou que o resultado é a consolidação do talento e dedicação da equipe, que competiu nas etapas anteriores. O técnico desportivo da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEMEL), Jaime Macedo, mencionou que as disputas no Rio de Janeiro marcaram o retorno da pista olímpica de BMX ao calendário internacional desde os Jogos de 2016, "revelando novos talentos latino-americanos, como os representantes varginhenses, que mostraram garra e técnica em todas as corridas".